A Câmara Municipal de Santiago do Cacém organiza, entre os dias 23 de janeiro e 1 de fevereiro, o 1.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André. Durante dez dias, sete restaurantes do Município vão disponibilizar vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais.

Os restaurantes Cascalheira, Chez Daniel, Martins, Faz-te Esperto, Ti Lena, A Charrua – Kasa das Espetadas e Quinta do Giz, todos situados na freguesia de Santo André – cuja Junta de Freguesia apoia a iniciativa – são os locais onde decorrerá esta mostra gastronómica, que “tem como objetivo, em primeira instância, poder dar a conhecer, para quem não conhece, esta iguaria que é muito local e que tem uma tradição muito forte, em particular na freguesia de Santo André, como é natural”, destaca Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, que classifica os pratos confecionados com as enguias da Lagoa de Santo André como “únicos”, em virtude da sua qualidade.

A Câmara Municipal quer “catapultar um produto que é local, genuíno e único. Nós sabemos que há outros locais no país onde se apanha e confeciona a enguia, mas entendemos que a nossa é a melhor, não menosprezando os outros locais”. Álvaro Beijinha entende que “tudo o que se possa fazer – e a CMSC entendeu fazê-lo – para promover a enguia da Lagoa de Santo André, contribui para o desenvolvimento local”.

Álvaro Beijinha desafia mesmo os habitantes do Município “que nunca comeram enguias na vida” para aproveitarem a ocasião, sem esquecer um grande objetivo que passa por “criar um motivo de atração para pessoas fora do Município, para que nos possam vir visitar e, depois, para além de comerem as enguias, visitarem o nosso património, comprarem no comércio local, ficarem alojados nos nossos hotéis e, obviamente, ter aqui um contributo para o desenvolvimento da economia local”.

Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, cadeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os sete restaurantes aderentes vão disponibilizar nos dez dias do Festival, que promete atrair muitos turistas e visitantes locais ao Município. A iniciativa não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que estarão única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.

Veja o Programa AQUI -> festival da enguia programa

Partilhe esta notícia