Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) encerrou ontem, dia 13 de outubro, a organização da 13.ª edição do Poliemprende com o “III Congresso Poliempreende – Ecossistemas Empreendedores”. No evento foram entregues os prémios aos vencedores nacionais e o IPS passou o testemunho ao Politécnico de Bragança, que vai coordenar a 14.ª edição do concurso.

O congresso contou com a intervenção do Prof. Doutor Soumodip Sarkar, docente na Universidade de Évora e em Harvard, que transmitiu algumas ideias chave sobre empreendedorismo e inovação. Seguiram-se as intervenções do Eng.º Ricardo Pereira, CEO do Grupo COMON, e do Dr. Luís Dias, Vice-Presidente da Science4you, que deram a conhecer o seu exemplo enquanto empreendedores que conseguiram colocar em prática as suas ideias, criar uma empresa e potenciar a sua evolução.

 

A criação do Poliempreende foi recordada pelo Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, que salientou que o concurso “é um elemento distintivo do ensino superior politécnico e que demonstra a nossa capacidade de atuar em rede”, potenciando a criação de projetos vocacionais. O Presidente do IPS faz um balanço positivo da coordenação da 13.ª edição “porque demonstrámos uma capacidade de organização significativa, reforçámos os laços entre a rede Poliempreende e internamente criámos dinâmicas, em termos de empreendedorismo e incubação, que nos permitem ter a nossa IPStartUp totalmente preenchida”.

 

Para o Prof. Doutor José Adriano Pires, Pró-presidente do Politécnico de Bragança para o empreendedorismo, coordenar a 14.ª edição do Poliempreende “é uma sensação de grande responsabilidade porque há muito trabalho feito pelas outras instituições em anos anteriores e temos de dar continuidade a um dos projetos mais emblemáticos dos Institutos Politécnicos em Portugal”.

 

Na opinião do Prof. Doutor Joaquim Mourato, Presidente do CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), o IPS acolheu da melhor forma o concurso, tendo sido “uma edição intensa, de proximidade, de apoio constante e de trabalho em equipa, […] havendo uma grande aproximação de todos, incluindo da gestão de topo do projeto”.

 

grande vencedor da 13.ª edição foi o projeto “ClikTime “, que consiste num cateter venoso periférico com reconhecimento de tempo de permanência, tendo sido desenvolvido pela equipa da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Para Inês Maximino, representante da equipa, este prémio “é muito gratificante, trabalhámos imenso e é bom ver o nosso esforço recompensado e que as pessoas veem valor naquilo que fazemos”.

 

O Poliempreende é um concurso nacional que pretende estimular o empreendedorismo e proporcionar saídas profissionais através da criação do próprio emprego. O concurso foi patrocinado pelo Banco Santander, aicep Global Parques, Ordem dos Contabilistas Certificados, Delta Cafés e Gastão Cunha Ferreira Lda.

Partilhe esta notícia