A Câmara Municipal do Barreiro associou-se à Campanha “Parte de Nós – Ambiente” da EDP, no passado sábado, dia 30 de maio. Assim, a Mata Nacional da Machada foi palco para o encontro de 170 participantes, entre funcionários da EDP e quatro agrupamentos de escuteiros. A ação que consistiu em trabalhos de descasque de acácias numa área aproximada de 7000 m2, decorreu no âmbito do Projeto “Biodiscoveries – Controlo de invasoras na ribeira das naus do Coina”, cofinanciado pelo Programa LIFE.

A manhã teve início com a receção dos voluntários nas instalações do CEA – Centro do Educação Ambiental. Depois das boas-vindas de Bruno Vitorino, Vereador com responsabilidades na gestão do CEA e por um representante da EDP, teve lugar uma apresentação do Programa LIFE pelos técnicos do centro de Educação Ambiental.

Refira-se que este foi o quarto ano consecutivo em que a EDP desafiou os seus colaboradores e parceiros a juntarem-se ao projeto Parte de Nós – Ambiente, para ajudar o ambiente e sensibilizar a sociedade para a necessidade de manter as florestas e as praias limpas. O grande objetivo consistiu em chamar a atenção para a importância de proteger a biodiversidade e para questões como o controlo de espécies invasoras e a limpeza das praias.

Esta ação teve enquadramento favorável no Projeto Biodiscoveries que, por seu lado, visa controlar, de forma eficaz, a invasão de espécies exóticas nos dois espaços que constituem a Reserva Natural Local – Sapal do rio Coina e Mata Nacional da Machada -, com recurso a ações de voluntariado.

Partilhe esta notícia