Os escritores Francisco Ceia, Rute Canhoto, Daniela do Rosário, Maria Teresa Lopes e Pedro Chagas Freitas vão marcar presença na 18ª Feira do Livro& Mostra de Produtos Tradicionais de Alcácer do Sal, que será inaugurada na próxima quinta-feira, às 21h.

A iniciativa – promovida pela autarquia – decorre na Biblioteca Municipal até ao dia 14 de dezembro e pretende proporcionar um espaço de animação e cultura à população, assim como mais uma alternativa para compras de natal. Os livros vão ter um desconto entre os 20 e os 40%. A feira do livro vai ter diariamente uma exposição de livros para venda, onde constam as novidades literárias e edições mais antigas em promoção assim como um espaço dedicado às crianças com a “Hora do Conto” e ateliers, um espaço dedicado à venda e mostra de doçaria e momentos musicais.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro vai haver uma mostra de produtos com as doceiras de Alcácer do Sal, Mafalda Fernandes e Rita Fura que vão trazer produtos próprios. Destaque ainda para a música com os espetáculos de artistas locais, Susana Pedro e Maria Mirra. O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença diz que esta feira é mais “um contributo do município para a animação de natal no concelho e pretende igualmente disponibilizar à população mais um local de animação e lazer nesta época”.

Francisco Ceia é o primeiro escritor a marcar presença no evento. O escritor e músico, natural de Portalegre, vai apresentar o livro “Terra da paciência” e de seguida interpretará também algumas canções. Dia 5 de Dezembro é a vez da alcacerense, Rute Canhoto apresentar o terceiro volume da saga Perdidos, obra intitulada “Redimidos”. Rute Canhoto explicou que esta obra tem como cenário Alcácer do Sal e faz referências a ruas, ao património e a locais bem conhecidos da população e naturais do concelho. O Santuário do Senhor dos Mártires é um dos locais em destaque nesta obra que vai estar à disposição do público nesta Feira do Livro. “Redimidos” completa a trilogia da obra da jovem alcacerense cujo primeiro volume saiu em 2012.

Dia 6 de dezembro, a também jovem escritora Daniela do Rosário apresenta o livro “O Verdadeiro amor nunca morre”, e cuja ação decorre também em Alcácer do Sal. Natural de Santarém, Daniela do Rosário esteve em Alcácer do Sal durante um ano num estágio profissional. A escritora decidiu escrever o romance numa homenagem à cidade. Trata-se da história de “um reencontro e de um recomeço, uma verdadeira história de amor”, contou a escritora.

A Feira do Livro prossegue depois no dia 12 de dezembro, às 18h30 com uma tertúlia com Maria Teresa Lopes Pereira que se encontra a desenvolver uma pesquisa sobre o livro de despesas e receitas do Convento de Aracoelli, onde se encontra atualmente a Pousada D. Afonso II. Nesse dia a programação da feira encerra com animação musical com Susana Pedro.

Dia 13 de dezembro, sábado, a programação começa às 15h30 com a ”Hora do Conto “e ateliê, seguido de provas de produtos tradicionais (vinho e azeite e confeção de Tiborna). Às 21h30 segue-se a apresentação do livro “Prometo falhar” de Pedro Chagas Freitas. “Prometo Falhar” é um livro de amor. “O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta”. Depois da apresentação do livro, às 22h30, começa a animação musical com Maria Mirra. A Feira do Livro encerra no dia 14 de dezembro com um ateliê de confeção de doces destinado a crianças e pais).

O certame funciona de segunda a quinta-feira das 10h às 19h, encerra das 12h30 às 14h30 e sexta-feira, sábado e domingo, o horário é alargado de acordo com o programa de atividades.

Partilhe esta notícia