400 atletas júniores de todo o mundo já estão em Portugal para competir no campeonato organizado pelo Clube Naval de Sesimbra

Sesimbra acolhe pela primeira vez um Campeonato Europeu de Júniores de Vela, organizado pelo Clube Naval de Sesimbra, que decorre entre 3 e 11 de julho. Cerca de 400 jovens e 200 barcos, de 20 países, com idades entre os 16 e os 24 anos, vão participar no campeonato, que se divide em duas classes: classe 420 e classe 470. Os atletas desfilaram, com as bandeiras e cânticos de apoio aos seus países, numa Cerimónia Oficial no final da tarde de ontem.

Este campeonato é uma forma de promoção de Sesimbra como destino de mar, com excelentes condições para a prática de vela. “Sesimbra tem por natureza que estar ligada ao mar, a nossa própria identidade tem muito a ver com a pesca, que depois entrou em vários sectores, como a economia do mar e na gastronomia, onde o produto de excelência que temos para apresentar é o peixe, que é o melhor peixe do mundo”, explica Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, durante a Cerimónia de Abertura na Fortaleza.

 

Sesimbra deve promover-se não apenas no conceito de sol e mar, mas também no usufruto para a vela, para a náutica de recreio, para o mergulho, para o qual somos um dos principais spots do país e do mundo, entre outras atividades. Temos uma costa e muito património natural para explorar, de uma forma sustentada, que é o que nós queremos e que faz o posicionamento de Sesimbra”, acrescentou.

Estão representados 15 países da Europa e 5 países do resto do mundo nesta competição, que se realiza anualmente em diferentes países europeus. Em 2017 o campeonato teve lugar em Fraglia Vela Riva. A classe 420 inclui jovens entre os 16 e os 21 anos e a classe 470 com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos.

Os atletas começaram a chegar a 3 de julho, para se registarem e efectuarem medições. As provas finais, que determinam os vencedores em cada classe, decorrem no dia 11 de julho, dia que termina com a Cerimónia de Encerramento às 20h.

Ao longo dos seis dias de provas de qualificação, entre 6 e 11 de julho, decorrem três regatas por dia de cada classe (420 e 470), em dois campos, um para cada classe.

O Clube Naval de Sesimbra tem quase 90 anos de história e um contributo sólido para o crescimento da modalidade localmente, mas também a nível nacional. Receber este campeonato em Sesimbra é sinónimo de que estamos a cumprir a nossa missão na divulgação internacional da excelência das nossas águas para a modalidade, bem como reforça o investimento que temos feito na formação das classes mais jovens e no aumento de adeptos de vela”, comenta César Medalha Pratas, diretor da Vela do Clube Naval de Sesimbra.

Todo o campeonato decorre com localização privilegiada, na primeira linha da praia do Ouro, no centro da típica vila piscatória de Sesimbra, em frente ao Hotel do Mar, onde funciona o Race Office, para os registos de atletas e equipas, o gabinete de júris e onde são apuradas as classificações e o controlo de rondagens.

O evento é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, das Classes Internacionais de 420 e 470, da APSS e Autoridade Marítima Nacional.

O Clube Naval de Sesimbra, criado em 4 de setembro de 1930, é uma das principais associações sem fins lucrativos da típica vila piscatória, sinónimo da sua tradição e ligação com o mar. Ao longo de todo o ano o Clube Naval de Sesimbra disponibiliza aulas de vela e canoagem e no verão organiza férias desportivas.

 

 

Partilhe esta notícia