A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública realizada a 1 de março, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 4 mil euros, à ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, como comparticipação para a realização do 23.º Festival Queijo, Pão e Vinho.

O Festival decorre, este ano, entre os dias 31 de março e 2 de abril, em S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, numa grande celebração dos melhores produtos da região da Arrábida. O Queijo de Azeitão DOP será, uma vez mais, o rei do certame, promovido pela ARCOLSA, com o apoio financeiro, técnico e logístico do Município de Palmela. Os vinhos regionais, o pão tradicional, mas também a doçaria, a fruta, o mel, o artesanato e a gastronomia têm lugar de destaque no Festival, que apresenta um programa de animação diversificado, para os diferentes públicos.

Demonstração de tosquia e ordenha, espetáculos e experiências equestres, passeios pedestres e BTT, animação musical, atividades para crianças no Museu do Ovelheiro e as originais corridas de ovelhas no “Ovinódromo” são algumas das principais propostas. O programa contempla, também, provas de vinho orientadas pelas adegas da região e “laboratórios do gosto”, onde se aprende a harmonizar o vinho com o Queijo de Azeitão.

Para o Município de Palmela, este é um momento chave de promoção do mundo rural, bem como da vivência da Arrábida – candidata a Reserva da Biosfera da Unesco – no âmbito da política de desenvolvimento sustentável do território, assente nos produtos endógenos e nos saberes tradicionais.

 

Partilhe esta notícia