A 32.ª edição da Seixalíada começou hoje, com a Festa de Abertura, e juntou 4 mil participantes no Jardim da Paz, em Pinhal de Frades. A Seixalíada, que é o maior evento do desporto popular do País vai decorrer até dia 17 de outubro, com o lema «a tua energia em movimento!».

O evento começou com o desfile das bandeiras das coletividades e dos seus atletas e, ao longo da tarde, decorreram inúmeras atividades desportivas e lúdicas para todas as idades. Desportos coletivos, jogos de mesa, atividades radicais ou atividades gímnicas, são alguns dos exemplos. Os mais pequenos não foram esquecidos, pelo que se realizaram também várias atividades infantis.

Durante o momento protocolar, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que «a Seixalíada representa a conquista da população pelo direito à prática desportiva». Para o autarca a Seixalíada é a prova do «esforço colectivo do movimento associativo do Concelho que, juntamente com as juntas de freguesia e a Câmara Municipal do Seixal, trabalham em prol da saúde e da qualidade de vida da população». Joaquim Santos deixou ainda o convite a todos para, durante as próximas quatro semanas, participarem nesta grande iniciativa desportiva, que terá para oferecer cerca de 60 modalidades.

Nesta grande festa do desporto popular promove-se o Desporto para Todos, com atividades para todas as idades, para atletas federados e informais, para crianças, idosos e portadores de deficiência.

Todos os anos há novidades e há crescimento. Na primeira edição, em 1982, a Seixalíada contou com a participação de 1340 atletas e 13 modalidades. No ano passado, na 31.ª edição, a iniciativa realizou-se com 18847 atletas e 56 modalidades. Este ano espera-se que o número de participantes venha ainda a aumentar.

A Seixalíada é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e escolas.

Partilhe esta notícia