3º ANIVERSÁRIO DA VMER DO CHBM

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), a 44.ª viatura do país, comemorou ontem o seu terceiro ano de atividade. 

A VMER iniciou funções às 00h00 do dia 11 de abril de 2016 e está integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do CHBM. Com uma taxa de operacionalidade da equipa de 100%, registou um total de 6.561 saídas ao longo destes três anos. Em 2018 percorreu mais de 60.000 quilómetros em 2.209 saídas, o que corresponde a uma média de 6 ativações por dia.

Em 2019 a equipa da VMER irá apostar na formação junto da comunidade. No passado dia 23 de março realizou uma formação no quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública que teve como objetivo a partilha de experiências entre as duas entidades, com o tema “Acidentes de viação”.

A manhã iniciou-se com uma sessão teórica seguida de uma parte prática composta por dois cenários de acidente de viação com feridos encarcerados. No “acidente” as duas entidades fizeram uma troca de papéis: a equipa da VMER do CHBM assumiu o desencarceramento, enquanto os elementos dos Bombeiros ficaram responsáveis pela estabilização clínica. Este método foi aplicado para que todos sentissem e compreendessem melhor as dificuldades inerentes à sua função num local de acidente, bem como solidificar as relações e dinâmicas entre as duas equipas por forma a poderem prestar uma melhor assistência.

Estão previstas mais três formações até ao final do ano, com outros cenários e dirigidas a outras corporações de Bombeiros, com os seguintes temas: “Acidente em cenário marítimo”; “Acidente em cenário industrial” e “Acidente e resgate com grande ângulo e em espaços confinados”.

Partilhe esta notícia