Limpeza de espaços verdes, plantação de espécies arbóreas e pintura de muros e edifícios são algumas das intervenções que decorrem, entre hoje e domingo, no espaço público e em escolas durante a 4.ª edição do “Setúbal Mais Bonita”.

Com o voluntariado e o mecenato como bases de apoio para a concretização deste projeto, a Câmara Municipal volta a promover mais uma jornada de reabilitação do espaço urbano e de escolas básicas do concelho.

Uma vez mais, o primeiro dia do “Setúbal Mais Bonita” é dedicado às escolas, com pais, professores e alunos a arranjar canteiros e a plantar, a pintar muros e a promover jogos tradicionais no espaço de recreio.

No sábado e no domingo, toda a população está convidada a dar as duas mãos para alindar o concelho, de Azeitão à Gâmbia, passando pela cidade, num ano em que as tintas Barbot são a principal parceira.

Na União de Freguesias de Setúbal, um dos principais locais de intervenção é na Rua Vasco da Gama, onde está prevista a pintura de 14 prédios urbanos, na quase totalidade dos casos com os proprietários dos imóveis a adquirirem as tintas necessárias.

O envernizamento de bancos de jardim é outra ação programada para esta freguesia, em concreto na Praça de Bocage, nos largos da Misericórdia, da Palmeira e Dr. Francisco Soveral, na Travessa de Santo António e no Jardim do Quebedo, a par de trabalhos de manutenção, pintura e arranjo de mobiliário urbano, em várias artérias.

A Rua Dr. Paula Borba, no centro histórico, vai ficar mais bonita, com a iniciativa de um grupo de lojistas e outras pessoas ligadas às artes plásticas, que pretende enaltecer as características de Setúbal, tornando mais atrativo o trajeto entre os largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.

Cardumes de peixes, golfinhos e chocos, entre outros, confecionados com trapilho e linha, pendurados ao longo da rua, além de uma praia, construída a partir de metal e plástico, sem esquecer o mar, num total de quatro toneladas de material utilizado, estão disponíveis a partir de hoje. Algumas das lojas ficam abertas até à meia-noite durante os três dias do “Setúbal Mais Bonita”.

A pintura de prédios nalguns locais da Bela Vista, como na Alameda das Palmeiras, e nas Manteigadas e dos campos desportivos das coletividades “Os Verdes” e “O Sindicato” está entre a centena e meia de intervenções em S. Sebastião.

Enquanto na freguesia do Sado está prevista a possibilidade de limpeza de uma pequena praia entre a entrada de água da antiga Central Termoelétrica e o porto de granéis sólidos da Sapec, na Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra há, nomeadamente, pintura de muros circundantes de marcações no campo do Parque Desportivo de Poço Mouro e no jardim infantil contíguo.

Em Azeitão, entre outras intervenções, os voluntários ajudam na reabilitação do jardim da CASA – Centro de Acolhimento aos Sem-Abrigo, na plantação de árvores e sebes e na pintura de muros.

Entre voluntários, em grupo ou individual, associações e empresas, espera-se, à semelhança das outras edições, uma forte adesão.

Os interessados em participar podem fazê-lo através de inscrição para o mail setubalmaisbonita@mun-setubal.pt. Toda a informação relativa a esta iniciativa está também disponível na página de facebook do projeto.

Além da parceria com as tintas Barbot, o “Setúbal Mais Bonita” conta com o envolvimento das empresas Vibeiras, EDP, Carmona, Fertagus, Portucel, Jumbo/Auchan, JVR Construções, Refrige, Águas do Sado, Santander, Atlantic Ferries e TST, ao abrigo do mecenato, que contribuem com apoio financeiro ou logístico, na angariação de voluntários e, mesmo, na execução de ações.

Partilhe esta notícia