Com o intuito de promover a aproximação da população às atividades ligadas ao rio, bem como a vela e a preservação das embarcações típicas, o Centro Náutico Moitense vai promover a XVI Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita, nos dias 7 e 8 de julho, que, como habitualmente, coincide com a Festa do Colete Encarnado, de Vila Franca de Xira.

A XVI Regata Cruzeiro Moita – Vila Franca de Xira – Moita foi apresentada no dia 3 de julho, na sede do Centro Náutico Moitense, perante associados do clube, participantes da regata e população em geral.

As embarcações vão partir, em desfile, rumo a Vila Franca de Xira, no dia 7 de julho, às 8:00h, do Cais da Moita, mas, devido às marés, a Regata só se realiza no dia 8 de julho, às 14:30h, de Vila Franca de Xira para a Moita. Para as 14:45h, está prevista a partida da primeira Regata de Veleiros, também entre Vila Franca de Xira – Moita.

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 13 de julho, pelas 21:00h, nas instalações do Centro Náutico Moitense.

De salientar que o Centro Náutico Moitense tem vindo a contribuir, ao longo da sua existência, para manter viva a arte que, durante anos, foi o principal sustento das zonas ribeirinhas, os barcos típicos do Tejo, seja através da sua conservação, da construção de novas embarcações ou da promoção de eventos como esta regata.

A XVI Regata Cruzeiro é organizada pelo Centro Náutico Moitense, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia da Moita e da União Desportiva Vilafranquense.

Partilhe esta notícia