“Esta PIMEL é um mergulho na História de Alcácer do Sal. É ir lá abaixo buscar as forças todas desta terra, para que se projete ainda com mais intensidade”. Este é o principal objetivo da PIMEL – XXVIII Feira de Turismo e Atividades Económicas assumido ontem (11 de junho) pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença na cerimónia de apresentação da edição de 2018 do certame, que tem como tema “800 Anos do Município de Alcácer do Sal”.

A conferência, que teve lugar no restaurante “QB – Quanto Baste”, na cidade, reuniu o edil e o executivo permanente, tendo também estado presentes os presidentes do Conselho de Administração do Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, de Direção da Associação de Agricultores de Alcácer, o cavaleiro João Moura Jr., o artista Jaime Batista, representantes dos grupos de forcados amadores de Santarém e Montemor, entre outros convidados.

“A PIMEL, que vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade de 22 a 24 de junho, vai ser marcada pelos 800 anos de Alcácer e será, portanto, distinguida por essa memória, começando logo no primeiro dia pelo concerto de um filho da terra: Jaime Batista”, referiu o presidente da Câmara Municipal, que frisou ainda que o certame “tem todos os ingredientes” para ser uma boa feira, desde a aposta na diversidade musical às atividades para jovens, como os campeonatos de FIFA em Playstation e o Kids Cup que se realizam pela primeira vez, passando ainda pelas componentes da pecuária e da maquinaria agrícola, wine bar e transmissão dos jogos do Mundial de Futebol em ecrã gigante. Entre as novidades a destacar há também a existência de um palco secundário, por onde irão passar artistas no período que sucede ao concerto no palco principal e antecede a animação pelo DJ.

Carlos Bicha, do Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer e Montemor-o-Novo, salientou na sua intervenção que “é uma honra pertencer a uma comunidade como a alcacerense e coorganizar um eventos destes, que dignifica ainda mais a terra”. Francisco Vacas, da Associação de Agricultores destacou que com a colaboração desta entidade na coorganização da PIMEL pretende-se “melhorá-la e trazer mais empresas agrícolas e oficinas de desgaste agrícola para a terra”, assim como cativar a juventude com atividades equestres, como as cavalhadas no picadeiro.

Exposição de gado e máquinas agrícolas, corrida de toiros, expositores, tasquinhas, animação, batismos a cavalo, insufláveis e dynamic bungee gratuito são alguns dos pontos atrativos da PIMEL – XXVIII Feira de Turismo e Atividades Económicas de Alcácer do Sal que este ano, a nível musical, tem como cabeças de cartaz no palco principal a Orquestra Jaime Batista & Amigos (dia 22), o artista angolano Matias Damásio (dia 23) e a fadista de nova geração Gisela João (dia 24). O programa completo pode ser consultado em http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/municipio/atualidade/agenda/pimel-xxviii-feira-do-turismo-e-das-atividades-economicas/

O certame é organizado pelo Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores de Alcácer do Sal e Caixa de Crédito Agrícola, tendo como patrocinadores Anrita, Barbot, Águas Públicas do Alentejo, Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, ADL, Super Bock e Delta Cafés.

Partilhe esta notícia