Já são conhecidos mais resultados da campanha Geração Depositrão, respeitantes à recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida.

Esta iniciativa da ERP Portugal está no terreno há oito anos consecutivos e, nesta edição, conta com a participação de cerca de 800 Eco-Escolas e 150 entidades que se associaram à missão de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores).

 

Desde o início do ano letivo as escolas já somaram mais de 290 toneladas de resíduos devidamente encaminhados para reciclagem, sendo o top 5 da 2ª fase ocupado pelas escolas: Escola Básica de Lagoas, EB1/JI de Loução-Venade, EB1/JI de Caminha, EB1 de Cabanas de Tavira e Centro Escolar de Alcobaça.

 

Analisando os resultados do distrito de Setúbal, e num total de cerca de 16 toneladas recolhidas, as escolas que reuniram maior peso de resíduos foram: Escola S/3 de Jorge Peixinho, EB23 Luísa Todi, EB23 de Alvalade do Sado, EB23 Padre Abílio Mendes e Escola S/3 de Pinhal Novo.

 

Nesta fase da campanha destaca-se a Escola Básica de Lagoas (distrito Viana do Castelo, concelho de Ponte de Lima), responsável pela recolha do maior peso total de resíduos a nível nacional (cerca de 9 toneladas). Com mais de 100kg de pilhas usadas recolhidas, serão também premiadas 10 escolas. Até ao momento, e apenas nesta edição, já foram atribuídos prémios a 19 escolas.

 

A campanha ainda está a decorrer com recolhas nas escolas e entidades inscritas, até julho. No final da iniciativa serão premiadas 10 escolas distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos, e outras 10 escolas em que se registe o peso mínimo de pilhas recolhidas de 500kg.

 

As escolas serão reconhecidas também pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.

 

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa Eco-Escolas (ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa) e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Porto Editora e Worten.

Partilhe esta notícia