No âmbito da 9ª edição do Festival Encontros – Cores, Sons, Saberes e Sabores, a comissão organizadora convidou o grupo Nice Groove Batucada Lusófona, composto por músicos de várias nacionalidades, a desenvolver uma residência artística na Escola Conde Ferreira, nos dias 4, 5 e 6 de julho.

 

Esta residência tem como objetivo desenvolver um grupo de percussão local que se juntará aos Nice Groove para fazerem a abertura do Festival Encontros, no dia 6 de julho.

De salientar que, este ano, o Festival Encontros realiza-se nos dias 6 e 7 de julho, junto ao Fórum Barreiro, e inclui, no programa, novas valências, anunciadas em breve, e novos parceiros na organização. Fazem parte da comissão organizadora a Câmara Municipal do Barreiro, Associação Angolana de Residentes a Sul do Tejo, Associação Africana, Miorita – Associação Moldava, Associação From Kibera With Love, CLDS 3G, RUMO e NÓS.

 

Residência Artística | Nice Groove Batucada Lusófona | Workshops e espetáculo de abertura

4, 5, 6 de julho | 18h30 às 21h00 | Escola Conde Ferreira

6 de julho | 22h00 | Palcos Encontros | Rua Stara Zagora

Propomos uma viagem pelos ritmos da Lusofonia embarcando numa bateria de Samba. Com esses instrumentos e através dos nossos ritmos, danças e canções visitamos a Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Brasil e Portugal.

No fundo, visitamos a Área Metropolitana da Grande Lisboa que nos viu crescer e na qual o Barreiro é um belo exemplo dessa enorme mistura de culturas. Consoante a interação com os participantes, podemos construir 1, 2, 3, ou mais ritmos, com princípio, meio e fim, e com dança e canção com eles associadas.

Depois, durante a nossa atuação na noite de sexta feira, tudo pode acontecer… até quem nunca tocou um instrumento pode sentir que a batucada é mesmo música inclusiva. Viva a batucada que mistura!

Máximo de participantes: 23 (com ou sem experiência musical)

Workshops com instrumentos incluídos

Formador: Filipe Neves

Monitores Nice Groove Batucada: 4

Duração: 2,5 horas

Participação gratuita mediante inscrição para encontrosfestival@gmail.com

Mais informações sobre o grupo em https://nicegroovebatucadalusofona.wordpress.com/.

 

Ciclos de Conversas e Gastronomia do Mundo

 

Estão a decorrer, também, os Ciclos de Conversas e Gastronomia do Mundo nos próximos dias 10, 17 e 24 de junho, dedicados aos países da Guiné, Quénia e Síria, na Escola Conde Ferreira. Para participar basta inscrever-se através do mail: encontrosfestival@gmail.com. Feita a reserva receberá um mail com o nº de transferência bancaria para efetuar pagamento de 12,00€ (valor que procura apoiar as instituições envolvidas, nomeadamente na aquisição dos condimentos para a confeção das refeições).

Mais informações em https://www.facebook.com/festivalencontros2018/

 

Partilhe esta notícia