Queijos há muitos. Há quem goste deles curados ou amanteigados, de comê-los à fatia ou à colher, mas o que é mesmo importante dizer nesta altura é que o Queijo de Azeitão, produzido pela Queijaria Victor Fernandes, atingiu os píncaros. Ou seja, foi considerado um dos 50 melhores produtos alimentares do mundo pelo júri dos Great Taste Awards, prémios vistos como os Óscares dos produtos alimentares.

O Queijo de Azeitão – amanteigado, suave e ligeiramente ácido -, produzido na Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, arrecadou a classificação máxima, três estrelas. Num vídeo divulgado na página dos prémios Great Taste 2014, o crítico gastronómico Patrick McGuigan sublinha que o júri ficou “espantado” com “a complexidade do sabor” do queijo de Azeitão.

As três estrelas do queijo de Azeitão não foram as únicas na constelação de prémios atribuídos aos produtos da Queijaria Victor Fernandes. A edição de 2014 do Great Taste Awards atribuiu ainda duas estrelas ao queijo de ovelha curado e uma estrela à manteiga de ovelha, saldo positivo para esta queijaria artesanal de Palmela, com três produtos no lote dos melhores do mundo.

Recorde-se que, os Great Taste Awards, que se realizam todos os anos em Londres, são tidos como uma espécie de Óscares na área alimentar. Os produtos submetidos a concurso são apreciados por um exigente júri de especialistas, entre os quais se incluem chefes cozinheiros, críticos e responsáveis pelas compras dos mais reputados e exclusivos armazéns e cadeias de distribuição. Toda a avaliação é feita em provas cegas, ou seja, sem que os jurados conheçam a origem, as marcas ou as embalagens daquilo que analisam.

Partilhe esta notícia