A Agência mostrou à comunidade educativa materiais como a Maleta da Água, o livro infantil Aguarela ou um concurso escolar 

A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, apresentou ontem na Biblioteca Municipal de Sesimbra – CineTeatro João Mota, a sua nova estratégia pedagógicas para valorizar o recurso água entre crianças e jovens com o objetivo de prepará-las para a transição do atual modelo de exploração deste valioso recurso para novos modos de atuação e interação com o meio. 

Com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra e da Biblioteca Municipal e a Rede de Bibliotecas Escolares, a ENA mostrou à comunidade educativa novas ferramentas de educação ambiental como a Maleta da Água, o livro infantil “Aguarela” e o concurso escolar “Água para Todos”. 

A Maleta Água para Todos pretende contribuir para a promoção da eficiência hídrica e para a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água, com especial enfoque para a redução dos consumos. Os seus conteúdos pretendem dotar a população escolar e a comunidade em geral de novos conhecimentos que visem a mudança de comportamentos, promovendo um diálogo aberto, crítico e reflexivo sobre os novos desafios associados à valorização do recurso água. Esta maleta permite aos professores trabalhar com os alunos temáticas como A Água no Planeta, os Desafios relacionados com a Água e o Uso Eficiente da Água, eixos temáticos orientadores da Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020, contribuindo para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

A Maleta da Água está integrada no projeto das Maletas da Sustentabilidade desenvolvido pela ENA e apoiado pelo Fundo Ambiental, com foco na educação e promoção de valores e atitudes responsáveis com o ambiente e para o desenvolvimento sustentável. Assim, este recurso vem juntar-se -se às outras três Maletas da Sustentabilidade, adaptadas a três faixas etárias (pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3º ciclo): Maleta Pegada de Carbono (eficiência energética, mobilidade sustentável e alterações climáticas), Maleta Desperdício Zero (consumo sustentável, uso eficiente de recursos e valorização dos resíduos), Maleta Arrábida Serra e Mar (oceano, biodiversidade, ecossistemas e património natural da Arrábida).

Por outro lado, também foi apresentado o concurso escolar “Água para Todos”, destinado ao 2º e 3º Ciclo, que visa premiar a organização de uma Campanha de Promoção do Uso Eficiente da Água na escola que envolva professores, alunos e famílias e que se traduza na alteração de comportamentos e na redução do desperdício e/ou consumo.

Outro dos materiais educativos apresentados foi “Aguarela”, um livro infantil que fala sobre a importância de poupar água, através da história de uma menina muito esquecida, que gasta muita água no seu dia-a-dia. Ela adora pintar e a sua cor favorita é o azul. Mas um dia descobre que o céu e o mar perderam a cor… O texto é da responsabilidade do autor Pedro Soromenho e a ilustração do ilustrador César Peixoto. Acompanha o livro um teatro de fantoches com as personagens da história, que permite às crianças a recriação deste conto, bem como a criação de novas histórias ligadas ao tema “uso consciente da água”. Durante o evento, os alunos da EB1/JI de Sesimbra foram os responsáveis pela realização deste espetáculo de fantoches. 

A partir de agora, estes novos recursos pedagógicos serão entregues aos docentes e educadores interessados, através da ENA e da Rede de Bibliotecas Escolares, que irão promover a sua utilização nas escolas de ensino básico pré-escolar, de 1º, 2º e 3º ciclos. A Biblioteca Municipal de Sesimbra é a entidade responsável pela coordenação da rotatividade das maletas entre os vários agrupamentos escolares do município através da Rede de Bibliotecas Escolares com o apoio dos Professores Bibliotecários. As maletas virtuais estão disponíveis em www.maletas.ena.com.pt

Estes materiais adicionam-se a outros recursos pedagógicos já disponibilizados pela ENA como o Jogo Gigante “As Metas do Planeta”, sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da  ONU e o Jogo Gigante “Missão Sustentabilidade”, com uma abordagem a dois temas distintos: água e energia. 

O evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ENA e Vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, Sergio Marcelino, que destacou que as questões ambientais “não são nem podem ser uma moda” e sublinhou a importância do papel da ENA na divulgação destes temas na região da Arrábida. Neste sentido, Marcelino salientou que as Maletas da Sustentabilidade “são um exemplo para todo o país”.

Também marcou presença no ato a Vereadora do Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, que se dirigiu às crianças presentes no Cine Teatro como “verdadeiros agentes de mudança e transformação” para um uso racional dos recursos e para atingir a economia circular e destacou o papel das bibliotecas na promoção da literacia ambiental. Felícia Costa ainda salientou a necessidade de juntar o trabalho técnico, a vontade política e o envolvimento dos educadores e as crianças. 

Como Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares do Município de Sesimbra, Margarida Chaves destacou a inovação destes materiais e o seu carater transversal e sublinhou a o papel fulcral dos professores bibliotecários e da Rede de Bibliotecas Escolares na circulação e disseminação das Maletas. 

Partilhe esta notícia