Marta Pereira da Costa atua no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal no dia 25 de maio, às 21.30 horas. Neste concerto, intitulado Uma Guitarra Portuguesa, o instrumento por excelência de Marta Pereira da Costa surge acompanhado pelas teclas (piano e acordeão) de Alexandre Diniz, pela viola clássica de António Pinto, pelo contrabaixo de Miguel Amado e pela percussão de André Sousa Machado.

A artista fez da guitarra portuguesa um prolongamento da sua alma e do palco o local onde tudo se conjuga com o coração. Distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o Prémio Instrumentista, a guitarrista foi a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado e é atualmente a única.

A instrumentista editou em 2016 o primeiro álbum através da Warner Music Portugal. Homónimo da guitarrista, o disco foi muito bem recebido pelo público e pela crítica e conta com um elevado número de colaborações de músicos de exceção, como é o caso de Camané, Dulce Pontes, Rui Veloso, Pedro Jóia, Richard Bona ou Tara Tiba.

No álbum encontramos sonoridades que vão do fado e do repertório para guitarra, ao jazz e world music. Desde a sua estreia que os concertos têm seguido a bom ritmo, com Marta Pereira da Costa a levar o trinado das cordas lusas a eventos internacionais tão diversos como o Festival Brass in Jazz, na Sicília, a Sala BBK, em Bilbau, e o Festival de Guitarra de Córdoba, mas também a atuar em Portugal, como aconteceu no Nos Alive ou no Festival Mimo Amarante, entre outros.

O ano 2019 iniciou-se com uma digressão inédita, em março passado, pelos EUA. Marta Pereira da Costa esgotou seis salas dos oito concertos realizados, das quais se realçam os emblemáticos Kennedy Center e Lincoln Center, e percorreu cidades como San Jose, na Califórnia, Washington DC, Austin, Nova Iorque, e por fim Fall River, em Massachusetts. A digressão nacional leva-a agora ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

Os bilhetes já estão a venda nos locais habituais.

CLÁUDIO ANAIA

www.relances.blogspot.pt

Partilhe esta notícia