A origem da palavra 'Quarentena'

Ciência

Seu Horóscopo Para Amanhã

Subscreva onde quer que obtenha os seus podcasts e inscreva-se no nosso Boletim de Notícias .




Esta história agora é um podcast!

A quarentena tem estado em todas as nossas mentes ultimamente.Mas a palavra remonta ao tempo da Peste Negra.Ouça este episódio no novo podcast Science Diction!






Primeiro uso conhecido: século XIV

Etimologia:

Do latim quarenta e o italiano quarenta , ambos significando “40”.

melhor aplicativo meteorológico reino unido 2018

Da Peste Negra, O Nascimento da Quarentena

Em 1793, a febre amarela atingiu a Filadélfia e os marinheiros foram em quarentena em um hospital fora da cidade. Quando o tifo desembarcou na cidade de Nova York em 1892, pelo menos 70 pessoas foram colocadas em quarentena em uma ilha próxima. Quando um surto de SARS (síndrome respiratória aguda grave) se espalhou pelo Canadá em 2003, cerca de 30.000 pessoas em Toronto foram colocados em quarentena. E durante o surto de Ebola em 2014 na África Ocidental, os profissionais de saúde que retornaram aos Estados Unidos das áreas afetadas foram colocados em quarentena.

Cartaz de um portador de febre tifóide infectando alimentos. Crédito: Wikimedia Commons

Mas para encontrar a origem da palavra, temos que olhar para a Europa de meados do século XIV.



significado do numero 42

Na época, a peste bubônica, infamemente conhecida como Peste Negra, estava devastando o continente. A partir de 1343, a doença eliminou estima-se que um terço da população da Europa durante um período particularmente desagradável de três anos entre 1347-50. Essa varredura da praga resultou em uma das maiores mortes na história da humanidade – e foi um impulso para agir.

Autoridades da cidade portuária de Ragusa (agora Dubrovnik, Croácia), controlada pelos venezianos, aprovaram uma lei estabelecendo Trentino , ou um período de isolamento de 30 dias para navios que chegam de áreas afetadas pela praga. Ninguém de Ragusa foi autorizado a visitar esses navios sob Trentino , e se alguém infringisse a lei, eles também seriam isolados pelos 30 dias obrigatórios. A lei pegou. Nos próximos 80 anos, Marselha, Pisa e várias outras cidades adotou medidas semelhantes .



Em um século, as cidades estenderam o período de isolamento de 30 para 40 dias, e o prazo mudou de Trentino para quarentena —a raiz da palavra inglesa quarentena que usamos hoje.

Uma vista de uma área de quarentena em Malta. Crédito: Coleção de boas-vindas

Ninguém sabe ao certo por que o período de isolamento foi estendido para 40 dias, mas os estudiosos têm algumas palpites. Há muito significado cultural no número 40 – muitos eventos bíblicos se baseiam no número, como o jejum de Jesus no deserto, o tempo de Moisés no Monte Sinai e a observação cristã da Quaresma. Outros sugerem que talvez fosse simplesmente pensar que 30 dias não era tempo suficiente para queimar a doença.

“É arbitrário de muitas maneiras diferentes”, diz o historiador da ciência Karl Appuhn. “Por que 40 em vez de 30 ou 50?” Os termos da prática eram inconstantes – em alguns casos, o relógio da quarentena não começava até que a doença terminasse, então as pessoas geralmente não ficavam em quarentena por exatamente 40 dias.

Billy Joe Saunders treinador

Para outros, especialmente aqueles com dinheiro, a quarentena pode ser opcional. “Tem gente que consegue fugir da quarentena, tem gente que conseguiu comprar a saída da quarentena, tem gente que só conseguiu sair quando a quarentena foi imposta e não voltar até que ela acabasse”, diz. Appuhn. “Assim, as pessoas que sofriam em quarentena tendiam, em sua maioria, a ser pobres – pessoas que não tinham escolha.”

Quarentena antes da 'Quarentena'

Enquanto podemos rastrear a palavra quarentena à época da Peste Negra, a prática de isolar os doentes remonta muito mais longe. De fato, referências ao isolamento de pessoas com hanseníase podem ser encontradas no Bíblia , e hospitais chamados lazaretos , que foram intencionalmente construídos fora do centro da cidade, existiam na primeira metade do século XIV em Veneza. (O nome lazareto em si tem o nome do mendigo Lázaro, o santo padroeiro dos leprosos no catolicismo.)

Quando a Peste Negra começou a devastar a Europa, cidades e autoridades lutaram para conter os surtos sem saber ao certo o que os causou. Antes que as pessoas tivessem uma noção de micróbios ou uma teoria completa da transmissão, havia ideias concorrentes sobre o contágio, explica Appuhn.

Um “lazaretto” em Nápoles, Itália. Crédito: Coleção de boas-vindas

“[Na época] algumas pessoas dizem que é causado por uma má conjectura astrológica, algumas pessoas dizem que é um castigo divino”, diz ele. Mas um padrão já havia surgido nas primeiras abordagens de contenção: “Eles reconheciam e se comportavam como se o contato entre pessoas infectadas e não infectadas ou objetos infectados e pessoas não infectadas fosse o que espalhasse a doença”.

Antes do estabelecimento legal da quarentena, autoridades em Reggio, na Itália, declararam que as pessoas afetadas pela praga deveriam ser levadas para campos fora da cidade e deixadas para se recuperar ou morrer. E, diz, Appuhn, “Há algo realmente verdadeiro na vida sobre as cenas de peste em Monty Python e o Santo Graal . Há evidências consideráveis ​​de que eles apenas tiravam as pessoas que ainda estavam vivas, mas muito doentes, e as jogavam nessas ilhas distantes e as deixavam morrer.”

Lucy Smith Nicholas Lyndhurst

[Os círculos de fadas que pontilham o deserto vermelho na África Austral deixaram os cientistas perplexos por décadas.]

O surto de 1348 criou uma urgência para consolidar esses procedimentos e construir uma estrutura legal para eles, explica Appuhn. E, claro, também lhes deu um nome.

Nos Estados Unidos, demorou um pouco para desenvolver qualquer tipo de política nacional de quarentena. Como muitos assuntos, originalmente cabia aos estados lidar com o influxo de doenças infecciosas, mas repetidos surtos de febre amarela levaram o Congresso a aprovar a Lei Nacional de Quarentena em 1878, abrindo caminho para o envolvimento federal. Em 1892, um surto de cólera levou as autoridades a dar ao governo federal mais autoridade para impor as exigências. Em 1921, o sistema de quarentena foi completamente nacionalizado.

Hoje, existem 20 estações de quarentena nos Estados Unidos, usadas para isolar pessoas com doenças como febre amarela, cólera e sim, peste – muitas das mesmas doenças que ajudaram a desenvolver o sistema usado hoje.


Veja Também: