A Praia da Figueirinha recebe, na terça-feira, entre as 09h30 e as 12h00, uma iniciativa de sensibilização, recolha e valorização de beatas de cigarros.

 

Trata-se de uma ação de educação ambiental dirigida aos veraneantes da Figueirinha, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2016, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, Associação Portuguesa do Lixo Marinho, grupo Portugal Sem Beatas, Tara Recuperável.Org e Brigada do Mar.

 

Sob o lema “Por um Mar sem Beatas!”, um grupo de voluntários procede à limpeza das beatas de cigarro no areal da Figueirinha, as quais serão enviadas depois para valorização.

 

A iniciativa é aberta todos os interessados, que devem levar lanche, água, chapéu, protetor solar e calçado confortável.

 

Os sacos e as luvas para a recolha dos resíduos são fornecidos pela organização da atividade e está prevista a entrega de prémios, nomeadamente jogos educativos, aos grupos que recolham mais beatas.

 

Além da ação de limpeza, serão entregues cinzeiros portáteis aos fumadores para depositarem os resíduos dos cigarros, além de serem sensibilizados a assinar o compromisso “Eu não abandono as minhas BEATAS!”.

 

Os veraneantes da Figueirinha são ainda convidados a participar numa campanha de selfies com a mensagem “Eu não deixo lixo na praia!”.

 

“Por um Mar sem Beatas!” é a segunda ação de sensibilização ambiental a decorrer este ano na Praia da Figueirinha, no âmbito da Bandeira Azul 2016.

 

O programa inclui ainda as exposições fotográficas “Valores da Arrábida”, dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pela Câmara Municipal, e “Os mais procurados!”, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e da autarquia.

 

As mostras ficam patentes até 18 de setembro, na calçada da Figueirinha que ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência das zonas balneares.

Partilhe esta notícia