O Innovation District é um dos mais promissores e ambiciosos projetos estratégicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para os próximos anos, sendo o concelho de Almada e a Universidade Nova de Lisboa o epicentro desta ação. O projeto visa a implementação de uma estratégia holística que tem objetivos que vão desde o desenvolvimento social, ambiental, económico e territorial, sempre tendo como pano de fundo a Educação e o Pólo Universitário do concelho de Almada, o segundo maior da AML com mais de 11.000 estudantes.
Tem sido característica comum, partilhada por muitos estudantes deste Pólo, a diminuta conexão com a vida da cidade de Almada e com as suas gentes, em grande medida por este período académico ser, muitas vezes, demasiado voltado para uma dinâmica intrapolo ou em zonas próximas da Universidade.
A mudança da dinâmica pode agora ser potenciada com este projeto: uma filosofia de Universidade sem Muros e voltada para o concelho como um todo, numa lógica territorial integrada e com um potencial transversal e sinérgico, que vai desde a cidade da Costa de Caparica até à Cidade de Almada.
O projeto, para além das inúmeras oportunidades que se propõe criar, irá atrair, segundo os dados partilhados, mais 7.000 estudantes. Ora, também por esse motivo, a estratégia de dinamismo, de vivacidade e de multiculturalidade, características marcantes deste Território de Muitos, arranca, desde logo, com a construção da Residência de Estudantes, o que revela bem o pendor futurista, mas enquadrado na realidade e nas grandes problemáticas sentidas pelos estudantes no que respeita à habitação.
Outra característica determinante do projeto é a capacidade de criar valor de forma mais célere e eficaz do que aquilo a que os Almadenses tinham sido “habituados” pelos antigos executivos comunistas (projetos que não saíam da gaveta e com décadas de inação), pois prevê-se a conclusão da Residência já em 2023.
Com o atual executivo camarário, os jovens são colocados no mapa das políticas públicas desenvolvidas no concelho de Almada.
Almada está melhor, mesmo com a pandemia que temos vindo a viver. Saibamos continuar o rumo da evolução e do progresso para a construção de um futuro com provas dadas neste presente desempoeirado, com o Partido Socialista.

Daniel Teixeira da Silva

Secretário Nacional da Juventude Socialista

Presidente da concelhia de Almada da Juventude Socialista)