Com o objectivo de estimular a actividade física na diabetes, no próximo dia 28 de Setembro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, entre as 10h00 e as 17h00, uma caminhada e um passeio de canoagem na Lagoa de Albufeira.

A AJDP, em conjunto com a WeGoAdventures e a CliVip, agenda para dia 28 de Setembro duas actividades físicas ao ar livre. Pelas 10h00 terá início uma caminhada de dificuldade baixa, com cerca de 8 km, pelos trilhos que rodeiam a Lagoa de Albufeira, onde é possível contemplar a diversa avifauna desta região. Após um piquenique de convívio ao almoço, para quem gosta de desportos aquáticos, o desafio estende-se para a tarde e, pelas 14h00, a AJDP organiza, um passeio de canoa.

O presidente da AJDP, Carlos Neves, refere que “fazer desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia. Para além dos benefícios que acarreta ao nível da saúde, quando feito em grupo, promove o convívio e a partilha de experiências de pais e jovens.”

O ponto de encontro para esta actividade é o parque de estacionamento do Restaurante de Praia, na Lagoa de Albufeira. As inscrições estão abertas até dia 24 de Setembro, para as submeter é necessário contactar: clivip@gmail.com, indicando o nome, um contacto e o número de participantes. A participação na caminhada é gratuita e o passeio de canoa tem o custo de 10€ (inclui colete e seguro).

A AJDP sugere o uso de equipamento adequado à actividade desportiva, que levem água, e também material de prevenção para hipoglicémias (sumo, açúcar, bolachas).

 

Diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existe um milhão de indivíduos com diabetes, embora só 56% estejam diagnosticados. A Diabetes tipo 1 afectava, em 2012, 3 200 indivíduos até os 19 anos, manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1].

[1] – Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2013.

 

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org/index.php ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos?ref=ts

 

 

Partilhe esta notícia