O projeto “Família do Lado” está de regresso ao Seixal, que pretende realizar este ano cinco almoços interculturais. A iniciativa tem como objetivo sentar à mesa famílias portuguesas e imigrantes que podem, em conjunto, viajar sem sair de casa e, simultaneamente, acabar com os preconceitos.

O projeto sugere “a realização de um almoço, através do qual uma família aceita acolher em sua casa outra que não conheça, constituindo-se pares de famílias, uma imigrante e outra natural do território onde vive, para a realização de um almoço convívio, típico da sua cultura”.

De acordo com a autarquia, o encontro tem contribuído “para uma integração mais efetiva dos imigrantes, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente em cada país”.

O almoço decorrerá no próximo domingo, 23 de novembro, pelas 13 horas. Este ano, seis famílias do concelho do Seixal vão participar na iniciativa, duas famílias angolanas recebem em suas casas duas famílias portuguesas e uma família brasileira irá cozinhar para uma família de São Tomé.

Partilhe esta notícia