Esta conferência reúne um conjunto muito importante de personalidades e de oradores e investigadores de reputado reconhecimento nacional e internacional. 

A Abrigo, Associação Portuguesa de Apoio à Criança, realiza no próximo dia 9 de Maio, quinta-feira, a partir das 9h30 o V Fórum Abrigo, no Cinema Teatro Joaquim de Almeida no Montijo. 
Como sempre, o objetivo destes encontros é colocar na ordem do dia as diversas problemáticas das crianças e jovens em risco.  
Ao mesmo tempo os Fórum Abrigo têm vindo a afirmar-se como espaços de reflexão e discussão entre um conjunto muito alargado de técnicos e instituições que invariavelmente marcam presença para ouvir os oradores convidados e partilharem as experiências do seu trabalho do dia-a-dia. 
Os painéis de discussão são compostos por especialistas do mais alto nível e os temas capazes de granjear o interesse de todos quantos tenham interesse nestas problemáticas. Tanto os que trabalham neste contexto, como quaisquer profissionais das áreas da educação, saúde, justiça ou, simplesmente, para cidadãos interessados.


O primeiro painel conta com dois dos mais reconhecidos e influentes autores na área da criança a nível ibérico: o português Professor Daniel Sampaio e o espanhol Javier Urra ambos  autores de vários best-sellers e com um histórico de trabalho muito consistente nestas áreas. Javier Urra foi mesmo, durante vários anos “El primer defensor del menor” em Espanha durante vários anos. Os reconhecidos Professores vão abordar de forma abrangente os desafios que se colocam às crianças e aos jovens de hoje, bem como às suas famílias e aos técnicos que com eles têm de lidar. Problemáticas criadas pelas novas tecnologias e pelas novas dinâmicas sociais que surgem como novos territórios e novas questões para as quais têm de se encontrar respostas.
O segundo painel vai discutir e contrapor a reposta social “Acolhimento Familiar”, relativamente ao acolhimento institucional e fazer o ponto de situação do desenvolvimento desta resposta em Portugal, comparativamente com o que acontece noutros países.


Para além de uma série de personalidades e outros aspetos de elevado interesse que vão ser apresentados no V Fórum Abrigo (ver programa www.abrigo.pt), são muitos os motivos de interesse para os trabalhos do próximo dia 9 de maio a partir das 9h30, no Cinema Teatro Joaquim de Almeida no Montijo.
Entre estes destacam-se ainda a apresentação de um estudo encomendado pela Abrigo ao ISCSP UL que visa caracterizar as crianças e jovens em risco nos concelhos de Montijo e Alcochete, áreas em que a Abrigo desenvolve a resposta social CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental); a a apresentação do tema ofical da Abrigo, composto por Rodrigo Leão e que vai ser apresentado pela primeira vez ao público no V Fórum Abrigo. 

Partilhe esta notícia