A Academia Sénior de Pegões e Canha do Projeto Junto de Si comemora cinco anos de existência. A festa terá lugar no dia 28 de abril, pelas 15h00, na Sociedade Recreativa de Pegões Velhos.

A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, de João Martins, presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, de António Miguens, presidente da União de Freguesias de Pegões e de Armando Piteira, presidente da freguesia de Canha.

Professores e colaboradores voluntários da academia vão ter voz nesta iniciativa e será, também, apresentado um vídeo retrospectivo das actividades desenvolvidas em 2016.

A música estará a cargo da Tuna da Universidade Sénior de Montemor-o-Novo e do Coro da Academia Sénior da Atalaia e Alto-Estanqueiro Jardia.

A Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo PRODER e cujo principal objetivo é criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal.

Com 173 utilizadores entre os 50 e os 88 anos, a Academia, conta com os seguintes atelieres: animação desportiva e cognitiva, informática, língua portuguesa e alfabetização, atelier de leitura animadas, bordados, artes expressivas, teatro, música e cidadania.

As atividades proporcionadas, em regime de ensino não formal, permitem a aquisição de conhecimentos ao nível das novas tecnologias, bem como a divulgação da história, das tradições, da cultura e da arte locais, ao mesmo tempo que impulsionam o envolvimento dos alunos em iniciativas culturais, de cidadania e de lazer, incentivando as relações interpessoais entre várias gerações.

 

 

 

Partilhe esta notícia