O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro com a responsabilidade da Mata da Machada, Bruno Vitorino, promoveu uma reunião com diversas entidades para definir e coordenar ações de vigilância e de prevenção contra incêndios naquele espaço florestal.

A autarquia barreirense em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai arranjar solução para os trabalhos necessários de regularização dos caminhos que estão intransitáveis no interior da Mata. O representante do ICNF, Rui Pombo, informou ainda que, nas próximas semanas, irão se realizar as necessárias ações de limpeza de aceiros.

Segundo Bruno Vitorino, a reunião decorreu “com vista à articulação entre as várias entidades, para otimização dos meios disponíveis, aproveitando a boa vontade das mesmas que vão complementar e ajudar as autoridades competentes”.

Neste encontro, o Comandante da Escola de Fuzileiros, Carlos Teixeira Moreira, e o Comandante dos Bombeiros Voluntários – Corpo de Salvação Pública, José Figueiredo, mostraram-se disponíveis para assegurar um reforço de patrulhamento e vigilância da Mata Machada, complementando as ações das forças policiais.

Os Bombeiros garantirão uma vez mais a instalação do posto avançado na Mata, que permitirá uma vigilância mais próxima e uma ação mais rápida em caso de incêndio.

Foi ainda decidido sensibilizar os proprietários das áreas envolventes a este espaço florestal para a necessidade de limpeza dos seus terrenos.

“Estamos a delinear tudo com antecedência para diminuir riscos e para estarmos preparados em caso de emergência”, conclui o vereador social-democrata.

Partilhe esta notícia