O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro com a responsabilidade da Mata da Machada, Bruno Vitorino, revela que as ações de prevenção de incêndios neste espaço já começaram.

Segundo o vereador, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já iniciou os trabalhos de limpeza nos caminhos da Mata da Machada.

“Trata-se do principal espaço florestal do concelho, e com a época do verão que se aproxima, é importante termos um plano de ação. Para que possamos articular tudo, e à semelhança de anos anteriores, reunimos com várias entidades que possam contribuir no seu conjunto para a vigilância e prevenção contra incêndios na Mata”, explica.

Todos os anos torna-se necessário regularizar os caminhos da rede viária florestal na Mata, para que ambulâncias e carros dos bombeiros possam circular livremente em caso de alguma ocorrência. Tal ação está já a ser preparada pela Câmara Municipal da Câmara do Barreiro, a exemplo de anos anteriores.

“Também é relevante que os bombeiros do Barreiro tenham o seu posto avançado na Mata da Machada, encontrando-se o edifício onde costumam estar sedeados a receber obras de melhoramento”, acrescenta.

A Proteção Civil Municipal está a coordenar o trabalho entre as diferentes entidades, enquanto que o SEPNA da GNR fará o patrulhamento na Mata da Machada, bem como será ainda dado apoio por parte dos Fuzileiros nesta missão, algo que tem vindo a acontecer todos os anos.

“Os problemas acontecem. Mas da nossa parte estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance, de forma atempada, para diminuir os riscos associados aos incêndios. Brevemente iremos lançar outros programas neste âmbito”, garante Bruno Vitorino.

Partilhe esta notícia