O projeto “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola” contou, este ano letivo, com a adesão de 52 turmas das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância da rede pública do concelho da Moita. 

Desenvolvido pela Câmara Municipal desde 1999, este projeto tem como objetivos principais fomentar a consciência ecológica, sensibilizar para a importância da reciclagem, nomeadamente de resíduos domésticos orgânicos, e esclarecer a comunidade sobre os benefícios dos produtos biológicos para a saúde e o ambiente. A horta biológica é também um recurso especial no espaço escolar, um laboratório vivo disponível para observação, demonstração e experiência.

O projeto consiste no desenvolvimento de uma horta biológica e da compostagem de resíduos orgânicos e atividades complementares. Ao Município, cabe a preparação prévia do terreno; a promoção de sessões teórico-práticas na escola com cada turma (sobre compostagem; preparação de terreno, sementeira e plantação; pragas e auxiliares, recolha de produtos e sementes); e o apoio material para o desenvolvimento da horta e da compostagem, bem como a oferta de fichas de Apoio ao Docente.

Partilhe esta notícia