Todos os colaboradores em todas as partes da organização estão continuamente à procura de novas maneiras para melhorar as operações – é este o conceito promovido pelas empresas com as melhores práticas em Portugal.

Ao longo de 3 horas, Sonae MC, Luís Simões, Centro Hospitalar do Porto Bosch Aveiro, Volkswagen Autoeuropa e Kaizen Institute, partilharam experiências de melhoria continua. Diferentes setores de atividade mostraram que os processos de melhoria podem ser desenvolvidos em qualquer área, desde a Saúde à logística, à produção automóvel à produção de esquentadores e ao setor agroalimentar.
Mostrou-se que a aproveitamento de espaços promovendo novas organizações, o refazer de processos e procedimentos, detetados muitas vezes com a colaboração dos trabalhadores que operam os sistemas, melhoram em muito a relação custo/benefício e aumentam a autoestima dentro da empresa. Em resumo, passa a haver um novo foco na melhoria dos indicadores operacionais (qualidade/custo/serviço).
Neste workshop que decorreu no dia 20 de maio nas instalações da Volkswagen Auteuropa, os anfitriões “abriram as portas” à área de montagem da fábrica para mostrar in loco mudanças que foram implementadas tendo em conta sugestões de colaboradores e reconhecidas pela direção para melhoria dos procedimentos.
Participaram neste evento empresas conceituadas a grande maioria associadas da AISET: Portucel, ATEC, Sapec Parques, Ambigroup SGPS, Mar e Sado, Palmetal, Siderurgia Nacional, Vanpro, Bentler, Dynasys, Raporal, Lauak, Lusosider, CENI, e também Logoplaste e Eurest Portugal.
O sucesso do evento levará a muito curto prazo a eventual realização de um segundo workshop técnico.

Partilhe esta notícia