O Projeto Proximus Litoral, da Associação para o Planeamento da Família -APF, vai estar em Alcácer do Sal no dia 27 de novembro (quinta-feira) com uma Unidade de Saúde Móvel a efetuar testes de rastreio do VIH/SIDA. A iniciativa vai decorrer no Largo 25 de Abril, entre as 9h30 e as 19h30.

Esta ação, cofinanciada pela Direção-Geral de Saúde e de que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal é parceira, insere-se na Semana Europeia do Teste VIH 2014.

Em comunicado sobre o Dia Mundial da SIDA, que se assinala a 1 de dezembro, o Núcleo de Estudos da Infeção ao VIH (NEVIH) alerta que Portugal é o terceiro país da União Europeia com maior taxa de casos em termos de prevalência e de incidência. Já os dados da Direção-Geral de Saúde indicam que entre 1983 e 2013 foram registados no nosso país cerca de 43 mil portadores da infeção VIH/SIDA. Os rastreios revelam-se deveras importantes, pois o diagnóstico na fase inicial da infeção aumenta a capacidade de controlo da mesma, a eficácia do tratamento e a qualidade de vida da pessoa infetada.

Partilhe esta notícia