O cante ouviu-se na manhã de sábado pelas ruas da Baixa de Setúbal, em mais uma edição do encontro que, anualmente, junta grupos corais associados à cultura alentejana.

O “X Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal”, organizado em parceria entre o Grupo Desportivo Independente e a Câmara Municipal, incluiu o tradicional desfile dos grupos participantes entre a Praça de Bocage e o Largo da Misericórdia, onde decorreu depois um concerto.

O Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Independente”, na qualidade de anfitrião, foi o primeiro a atuar, seguindo-se o Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”, desta freguesia de Serpa, os “Cubenses Amigos do Cante”, de Cuba, o Grupo Coral Alentejano “Lírio Roxo”, da Aldeia de Paio Pires, Seixal e, a finalizar, o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”, de Setúbal.

Os cinco grupos apresentaram três modas cada, num espetáculo que durou aproximadamente uma hora e meia, realizado no âmbito de uma iniciativa que pretende dinamizar as tradições culturais do Alentejo no concelho de Setúbal, onde reside uma vasta comunidade alentejana ou com origens naquela região.

Antes do desfile e das atuações, os conjuntos foram recebidos pela Câmara Municipal de Setúbal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, num momento dedicado à confraternização em que estiveram presentes o vereador da Cultura, Pedro Pina, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, o presidente da Moda – Associação de Cante Alentejano e um representante da Casa do Alentejo.

O encontro de grupos corais alentejanos incluiu também duas sessões do filme de Sérgio Tréfaut “Alentejo, Alentejo”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, de entrada gratuita.

Partilhe esta notícia