Atualmente, cerca de metade das consultas de Medicina de Família e Comunidade são realizadas pessoalmente(Imagem: Getty Images / iStockphoto)
Todas as clínicas de GP na Inglaterra devem oferecer consultas presenciais, disse o NHS - pondo fim à & apos; triagem total & apos; sistema.
O processo - que permitiu a triagem remota dos pacientes - foi implementado durante a pandemia para minimizar a disseminação da infecção.
Tem havido conversas sobre o sistema ser adotado mesmo depois que a vida voltou ao normal - uma atitude criticada por alguns grupos médicos.
Uma carta enviada aos GPs na quinta-feira agora disse que o uso de telefone e consultas online podem permanecer onde os pacientes se beneficiam deles, mas as consultas físicas também devem estar disponíveis a partir de 17 de maio.
Todas as mesas de recepção de consultórios também devem estar abertas aos pacientes de maneira segura para que aqueles que não tenham fácil acesso a telefones ou à Internet não sejam prejudicados ao acessar os cuidados, acrescentou.
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A mudança foi bem recebida pelo Royal College of General Practitioners (Imagem: Getty Images / iStockphoto)
Atualmente, cerca de metade das consultas de Medicina de Família e Comunidade são realizadas pessoalmente.
Antes da pandemia, cerca de 70 por cento das consultas eram presenciais e 30 por cento eram por telefone, vídeo ou online, mas mudou para cerca de 30 por cento face a face e 70 por cento remotas no auge do crise.
A triagem total, introduzida em março de 2020, permitiu que os pacientes fossem rastreados remotamente e encaminhados ao serviço de saúde mais adequado para seus problemas.
As consultas de GP também foram realizadas por telefone, vídeo ou online, a menos que fosse clinicamente necessário para uma consulta presencial.
Na carta conjunta do Dr. Nikki Kanani, diretor médico de atenção primária do NHS England e diretor de atenção primária Ed Waller, os médicos foram informados aos pacientes & apos; as preferências devem ser respeitadas.
“Os pacientes e médicos podem escolher o modo de consulta”, disseram eles.
Eles adicionaram: 'Pacientes & apos; deve-se buscar a contribuição para essa escolha e as práticas devem respeitar as preferências de atendimento presencial, a menos que haja boas razões clínicas para o contrário. '
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O Dr. Kanani e o Sr. Waller citaram a presença de sintomas da Covid-19 como um exemplo de razão para recusar uma consulta cara a cara.
“Os pacientes devem ser tratados de forma consistente, independentemente do modo de acesso”, disseram eles.
'Idealmente, um paciente que comparece à recepção do consultório deve ser triado da mesma forma que faria por telefone ou por meio de um sistema de consulta online.'
O Dr. Kanani e o Sr. Waller acrescentaram que, para garantir que as recepções possam abrir com segurança, os pacientes podem ser solicitados a fazer fila do lado de fora.
A carta aos GPs chega apenas dois dias depois de um relatório do Royal College of General Practitioners (RCGP) ter criticado fortemente os planos de incorporar a triagem total na prática geral pós-pandemia.
O relatório observou que condições complexas ou de natureza sensível, em que um GP pode precisar detectar filas não-verbais, como sinais de ansiedade ou indicadores de abuso de substâncias, podem ser facilmente esquecidas remotamente.
& apos; Triagem total & apos; foi introduzido em março de 2020 (Imagem: Getty Images / iStockphoto)
O Professor Martin Marshall, presidente do RCGP, congratulou-se com a notícia de que a opção de serviços presenciais deve estar disponível para todos.
Ele disse: 'Esta é uma boa notícia e é o que os pacientes e os médicos querem ver. Isso elimina a ambigüidade e estamos particularmente satisfeitos que nossos apelos para uma tomada de decisão compartilhada entre o clínico geral e o paciente sobre o método mais apropriado de consulta tenham sido ouvidos.
'Agora temos uma abordagem flexível decidida pelos médicos e seus pacientes.'