O Fórum Global Ecomobilidade vai discutir a mobilidade urbana e abrir a Semana Europeia da Mobilidade 2016, a 16 de setembro em Almada. A Conferência contará com a presença de dois gurus internacionais em urbanismo e ecomobilidade: Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa, bem como com a abertura do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Este encontro é organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance. O objetivo será debater e lançar alguma luz sobre a resolução de problemas quotidianos como congestionamento, poluição do ar e sonora, elevado consumo de energia, emissões de CO2, apropriação excessiva do espaço público pelo automóvel e sinistralidade rodoviária. Os dois gurus internacionais irão apresentar soluções inovadoras para responder comsucesso a estas questões, partilhando exemplos de diferentes cidades de todo o mundo que foram redesenhadas para uma escala mais humana com áreas de estadia, prioridade aos modos suaves de transporte, etc.

Também neste evento, será assinado o Manifesto “Menos um Carro” que marca o alargamento desta iniciativa além da cidade de Lisboa. O projeto “Menos um Carro” – que aqui será apresentado pelo Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta – pretende, através da partilha de informação, sensibilizar e motivar os cidadãos a repensar a forma como olham para o transporte público, a bicicleta e o veículo privado.

A participação no Fórum é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória.

Sobre os oradores:

Konrad Otto-Zimmerman foi Secretário Geral da ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, a maior associação mundial de cidades e governos locais, com mais de 1.100 membros dedicados ao desenvolvimento urbano sustentável. É atualmente o Diretor Criativo da The Urban Idea GmbH, um pequeno grupo de estúdios que apoiam e criam ações de inovação urbana. Concebeu e promoveu  os EcoMobility World Festivals, eventos, concebidos por Otto, que têm mobilizado a população de cidades como Joanesburgo ou Suwon, na Coreia do Sul, a viver um mês inteiro sem carros. A ideia é fazer uma “encenação” de uma cidade do futuro com pessoas reais e num cenário real.

Gil Peñalosa é perito em urbanismo, aconselhando decisores e comunidades sobre como criar cidades vibrantes e saudáveis para todos, independentemente da idade, origem social, económica ou étnica. Nos últimos 8 anos, trabalhou em mais de 200 cidades diferentes nos seis continentes. É Fundador e Presidente da 8 80 Cities, uma ONG do Canadá que promove estilos de vida saudáveis dentro das cidades, através de eventos que reúnam e informem a população; idea labs; programas de ruas fechadas a carros e projetos especiais concebidos para as necessidades específicas das cidades.

PROGRAMA

9h30 – 10h00 Receção dos participantes

Pequeno-almoço light com produtos locais, produzidos na Cozinha Partilhada de Almada

10h00 – 10h25 Abertura e boas vindas

Joaquim Estevão Judas, Presidente da Câmara Municipal de Almada

Carlos Manuel Castro, Vereador Pelouro da Mobilidade de Proximidade da Câmara Municipal de Lisboa

José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente

10h25 – 10h45 Sessão 1: Movimento Menos Um Carro  
  Por uma mobilidade nacional mais sustentável

Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da APA, Agência Portuguesa do Ambiente

 

 

   

Assinatura Manifesto “Menos Um Carro”

Parceiros Nacionais

10h45 – 11h45 Sessão 2: A Cidade dos 8 aos 80
  Ideias e soluções inspiradoras para reinventar as cidades e amobilidade urbana: uma cidade dos 8 aos 80

Gil Peñalosa, Fundador e Presidente da 8 80 Cities

11h45 – 12h05 Active Break: pausa para pedalar e degustar produtos locais
12h05 – 12h45 Sessão 3: A Ecomobilidade nas Cidades
  Eco-Mobilidade: uma visão para o presente e futuro das nossas cidades

Konrad Otto-Zimmerman, Director Criativo da Urban Idea

12h45 – 13h15 Debate
Moderação

                             Francisco Ferreira, Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável            

13h15 Encerramento
Partilhe esta notícia