As “Jornadas Saúde a Sul” voltam à Cidade de Almada com o objetivo de juntar equipas médicas e de enfermagem da comunidade para discutir as mais recentes inovações em saúde. Esta segunda edição, promovida pela Clínica CUF Almada com o apoio dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Seixal e Almada, terá lugar na Tenda Panoramica do Cristo Rei, dia 20 de setembro de 2019, das 9h00 às 18h00. 

Nuno Campos, oftalmologista na Clínica CUF Almada e membro da Comissão Organizadora (CO) das “II Jornadas Saúde a Sul – Inovação em saúde” refere que a escolha do tema foi uma natural coincidência: “A inovação faz parte do ADN da CUF e é umfactor que influencia amudança na forma de tratar e cuidar dos doentes. Assim, falar de inovação é falar das perspectivas futuras, mas também das mudanças que já decorrem nas nossas unidades de saúde, como: a cirurgia robótica, que garante maior precisão ao cirurgião,os novos exames complementares de diagnóstico, que passam barreiras até agora impossíveis de transpor, e a telemedicina, que chega a cada vez mais especialidades”.

“Nos serviços de saúde, asinovações são colocadas de forma constanteà disposição das pessoas, que muitas vezes não se apercebem que existiu uma atualização – quer seja de um implante que passa a durar mais tempo, de um instrumento cirúrgico que passa a permitir ao cirurgião maior destreza ou o aumento da resolução de um equipamento de imagiologia que passa a permitir obter imagens com maior qualidade e, assim, apoiar com maior evidência o diagnóstico. Assim a inovação vai integrando as nossas vidas de uma forma discreta, mas significativa”, acrescenta Pedro Correia Azevedo, especialista emMedicina Interna na Clínica CUF Almada e também membro da CO das jornadas. 

Pedro Correia Azevedo, destaca ainda que “um dos maiores desafios da Medicina atual é inovar na relação médico-doente, a par da evolução da tecnologia e para lá do seu uso – as expectativas dos doentes são um fórum muito desafiante”.

“Telemedicina”, “Inteligência artificial e high-techno apoio à decisão médica”, “Cirurgia robótica e endoscópica”, inovação em farmacologia, cirurgia e na relação médico-doente,  são algumas das tendências que marcam o sector da Saúde e sobre as quais se vai, ao longo do evento, pensar as suas vantagens, limitações e controvérsias.

Programa disponivel no seguinte link: https://academiacuf.up.events/activities/view/2569

Partilhe esta notícia