João Tempera e João Pargana (Terra das Artes e da Criatividade), Maria Caninhas (Terra do Bem-estar e do Desporto), Cláudia Candeias (Terra do Empreendedorismo) e a Companhia de Dança de Almada (Almada Cidade Educadora) foram os vencedores da 6.ª edição do “Concurso Jovens Talentos 2013 – Almada Cidade Educadora”. Além dos cinco vencedores, foram ainda atribuídas três menções honrosas.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar esta sexta-feira, 23 de janeiro, no Auditório Fernando Lopes-Graça do Fórum Municipal Romeu Correia.

Dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 35 anos, estudantes, residentes ou que desenvolvem atividade relevante no concelho de Almada, o Concurso Jovens Talentos é promovido pela Câmara Municipal de Almada e tem como objetivo premiar os jovens do concelho que se distinguem nas mais diversas áreas pelo seu envolvimento na comunidade.

Aos vencedores foram atribuídos prémios no valor de 1000 euros para o Prémio Almada Cidade Educadora e de 500 euros para as restantes categorias. Estes prémios pretendem contribuir para que os jovens possam continuar a investir na sua formação pessoal e tenham um estímulo para gerar mais e melhores ideias.

 

Sobre os vencedores da 6.ª edição do Concurso Jovens Talentos:

 

Almada, Cidade Educadora

Companhia de Dança de Almada

Formação artística internacional de jovens almadenses

Este projeto tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento artístico de jovens, criando e proporcionando-lhes condições para uma formação artístico-profissional de excelência.

A escola da Companhia de Dança de Almada tem sido reconhecida a nível nacional e internacional, tendo recentemente participado no concurso internacional de dança, Prix Dança, promovido pelo Norte Festival Dança Viana, um dos mais antigos festivais de dança do país. As alunas da escola destacaram-se na categoria de Nível Avançado, no género Contemporâneo e receberam 3 prémios: 1.º lugar em Coreografias de Grupo com a peça A Colheita; 1.º lugar em Coreografia de Solo com a peça Espigas do Céu para a Terra que recebeu ainda o Prémio Art Of, que dá acesso a uma bolsa de estudos no Ballet Summer Course Berlin 2014.

Almada, Terra das Artes e da Criatividade

João Tempera, 35 anos (ator e músico)

O Teatro e a Música desde cedo surgiram na vida de João Tempera com participações nos grupos de teatro escolar e com a formação de projetos musicais, de que foi exemplo os Human Choice, uma das mais importantes bandas de hardcore dos anos 90. Atualmente tem o projeto de canções e poemas seus chamado João e a Sombra, que conta já com diversos concertos por todo o País.

Ao longo do seu percurso enquanto ator contam-se inúmeras participações em peças de teatro, passando igualmente pelo cinema e televisão. Umas das suas mais recentes experiências televisivas foi na série Os Filhos do Rock. A acrescentar a tudo isto, João Tempera, tem desenvolvido trabalho enquanto escritor e realizador de curtas-metragens e videoclipes.

João Pargana, 21 anos (músico)

Peregrinação Musical

Nascido em Almada, iniciou os meus estudos musicais de piano, na Escola de Música da Trafaria, com o professor João Vasco de Almeida, aos 10 anos de idade. Em 2004, ingressou na Escola de Música Metropolitana de Lisboa, e no ano seguinte, candidatou-se à Escola de Música Conservatório Nacional, tendo ingressado na classe do Prof. Nuno Batoca, com quem estudou durante 7 anos. Em 2012 foi admitido na classe do Prof. Eike Wernhard na Escola Superior de Música e Artes Representativas de Frankfurt (Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main).

Ao longo do seu percurso, já se apresentou em diversas salas nacionais e internacionais e participou em diversos concursos. Na Escola de Música do Conservatório de Música de Lisboa obteve o 3.º prémio no concurso Czerny em 2007 e, no concurso de música de Ourém 2009 ficou em 3.º lugar.

Almada, Terra do Empreendedorismo

Cláudia Candeias, 33 anos (designer de moda)

Cláudia Candeias

Nasceu no Alentejo e aos 18 anos, veio morar para Almada. Desde cedo manifestou gosto e interesse pela costura. É uma autodidata nesta área e aos 20 anos começou a confecionar as suas próprias roupas e acessórios. Posteriormente começaram a chegar os pedidos das amigas e, com o passar do tempo, esta atividade adquiriu um carácter mais profissional.

Abriu uma loja online onde vende as suas peças de autor, exclusivamente por si desenhadas e produzidas, aliando as vertentes do design e confeção de peças de raiz e a transformação de vestuário e acessórios já existentes.

O seu trabalho é divulgado e comercializado online, sendo que o seu grande objetivo é abrir um espaço físico de venda e exposição dos seus trabalhos e de outros criadores, criando um espaço de divulgação de artistas do concelho e não só.

Almada, Terra do Bem-estar e do Desporto

Maria Canilhas, 17 anos (ginasta)

Ginástica Rítmica: uma paixão assumida

Em 2003 começou a praticar ginástica e no seu currículo desportivo conta com várias vitórias e lugares de destaque.

Em 2005 foi campeã nacional na categoria infantil. Nas épocas de 2007, 2008, e 2009 foi vencedora da Taça de Portugal. Em 2009 foi campeã distrital e nacional juvenil de conjuntos, e em 2010 campeã distrital júnior de conjuntos. Nas épocas de 2011 e de 2012 foi campeã distrital júnior e em 2012 representou Portugal internacionalmente em duas taças do Mundo (19º lugar e 6º lugar na geral) e no 28º Campeonato Europeu (obteve a 4ª melhor posição individual de sempre).Nas épocas de 2013 e 2014 sagrou-se campeã distrital sénior e continuou a participar em vários eventos internacionais, também neste ano foi eleita a “Ginasta do Ano” pelos clubes da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal.

Tem como objetivo, continuar a trabalhar para representar Portugal nos Jogos Olímpicos.

Partilhe esta notícia