No dia 13 de Outubro as antigas instalações da Lisnave recebem a corrida automobilística Almada Extreme Sprint, apadrinhada pelo almadense e antigo Campeão do Mundo de Ralis, na categoria “grupo de produção”, Rui Madeira. A iniciativa é organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, dos SMAS de Almada e da marca Ford.

As antigas instalações da Lisnave são o cenário escolhido para receber a Almada Extreme Sprint no dia 13 de outubro. Esta é uma competição automóvel de características radicais, que vai levar os seus participantes a todos os recantos dos terrenos da antiga Lisnave, na Margueira. A iniciativa é organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, dos SMAS de Almada, da marca Ford e apadrinhada pelo antigo Campeão do Mundo de Ralis, Rui Madeira. 

“Este evento é uma homenagem aos campeões do automobilismo almadenses. Após muitos anos os fãs desta geração de pilotos, vão poder ver uma prova – no caso uma especial Sprint – na cidade de Almada. No meu caso, é o reconhecimento pela cidade, da qual sou natural, que valeu a pena os “sacrifícios” de tantos anos de dedicação a um desporto, que é uma paixão de infância. O mais gratificante e, inesperado pelo passar de tantos anos, foi o facto de ter sido na Lisnave que fiz em 1994, o trabalho final de curso de arquitetura.”, afirma Rui Madeira.

 “Não poderíamos deixar de apoiar este evento uma vez que vai ser realizado na zona onde irá nascer a cidade da água. Os SMAS de Almada é o mundo da água, por isso, também é nossa missão dinamizar esta zona. E é para nós uma honra poder participar nesta homenagem a todos os campeões almadenses”, afirma o vereador administrador executivo dos SMAS, Miguel Salvado.

A corrida está organizada em duas categorias: velocidade e regularidade. A primeira consiste numa corrida em que o vencedor é o piloto que executar o percurso em menor tempo. Na segunda categoria irá existir um tempo limite, determinado por um piloto surpresa, e todos os participantes irão tentar igualar esse tempo, o vencedor será o que conseguir o tempo mais aproximado. 

Foi desenhada uma pista com 2600 metros na plataforma da Margueira, que os concorrentes irão percorrerão várias vezes na componente velocidade e regularidade. O percurso deste sprint irá obrigar os pilotos a visitar pavilhões abandonados, contornar buracos, ultrapassar metais retorcidos e superar umas quantas peripécias próprias do estado dos terrenos da antiga Lisnave. 

“Este evento é muito importante para a nossa cidade porque vai permitir dinamizar uma zona abandonada que é também uma das zonas mais emblemáticas de Almada, a Lisnave.”, afirma o vereador Miguel Salvado.

A organização recebeu cerca de três mil inscrições para o evento, no entanto nem todos irão participar na Almada Extreme Sprint. A organização terá que selecionar as equipas que irão participar, para que seja possível proporcionar aos almadenses um espetáculo com emoções fortes, mas sempre em segurança.

“Queremos este evento seja um marco na história do desporto almadense. A Câmara Municipal trabalha todos os dias para afirmar-se ao nível nacional e para proporcionar aos seus munícípes eventos que os aproximem da sua cidade.”, afirma o vereador Miguel Salvado.

O evento irá começar pelas 09h00 com um briefing aos pilotos e uma volta de reconhecimento pela pista. As exibições estão marcadas para as 13h30, sendo que o evento termina às 19h00 com a distribuição de prémios. Os terrenos da antiga Lisnave voltam assim a receber os almadenses, ressuscitando a tradição automobilista da cidade e proporcionando um dia de emoções forte a todo o público da Margueira. 

“Estas iniciativas revestem-se de uma importância vital para a promoção da cidade de Almada, desde a vertente turística, cultural e desportiva, as cidades têm de evoluir até mesmo na diversidade e qualidade dos eventos desportivos e tenho a certeza que os almadenses ansiavam há anos poder ver uma prova desportiva num local inativo há décadas”, afirma Rui Madeira.

Vídeo promocional do evento: https://www.youtube.com/watch?v=vndogaVkhRY 

Partilhe esta notícia