Caminhadas, ações de sensibilização para a utilização da bicicleta, test drive de veículos amigos do ambiente, workshops e atividades de geocaching são algumas das ações que vão ter lugar nos concelhos de Almada, Montijo e do Seixal, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que irá ocorrer de 16 a 22 de setembro, sob o tema “as nossas ruas, a nossa escolha”.

Este ano o município de Almada – que foi, até ao momento, a única localidade portuguesa a ser premiada, em 2010, pela Comissão Europeia pelo trabalho desenvolvido na Semana Europeia da Mobilidade -, volta a promover diversas atividades, nomeadamente a oferta de viagens em transportes públicos “a troco de lixo”, uma maratona fotográfica, um curso de “iniciação à mecânica da bicicleta”, passeios e ateliês sobre a história e o património cultural do concelho e viagens gratuitas no Elevador Panorâmico da Boca do Vento.

A autarquia celebrará ainda o Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 de setembro, na Rua de Olivença no centro de Almada, que será uma zona sem trânsito automóvel. No mercado da Rua Viva os visitantes poderão degustar diversos sabores regionais, étnicos e vegetarianos.

No Montijo, a Casa do Ambiente irá promover a utilização das ciclovias junto dos mais jovens com a iniciativa “A nossa ciclovia…a nossa marca”. O desafio lançado aos alunos do pré-escolar e 1.º ano do 1.º Ciclo, das Escolas Básicas da Freguesia do Montijo consiste em criar um molde alusivo à mobilidade e à sustentabilidade ambiental que, posteriormente, será pintado na ciclovia pela turma.

Para além deste desafio, a autarquia irá promover, pelo terceiro ano executivo, a “ECO-TROCAS: viagem a troco de lixo”, um seminário dedicado ao tema “as nossas ruas, a nossa escolha”, caminhadas pelas ciclovias da cidade e o workshop “como devo cuidar da minha bicicleta”.

No Dia Europeu Sem Carros, entre as 10h30 e as 15h30, na Praça da República, terá lugar uma exposição de “Veículos Amigos do Ambiente na nossa cidade”, onde vão estar expostos alguns veículos movidos a vento. Durante a manhã, os interessados poderão andar de segway’s, disponibilizados pelo município.

No caso do Seixal, a autarquia irá promover, entre outras atividades, um passeio numa embarcação tradicional, caminhadas, um encontro sob o tema “as nossas ruas, a nossa escolha”, visitas aos operadores de transportes públicos Fertagus e Transtejo, um test drive de Veículos Amigos do Ambiente e atividades de Geocaching no núcleo urbano antigo do Seixal.

Partilhe esta notícia