” A ideia surgiu, durante o ano letivo de 2015/16, da constatação da docente Dina Sousa de que os alunos de Francês precisavam de aprofundar a sua ligação à cultura francesa a fim de os aproximar de um país que lhes era desconhecido.

Perante tal, decidiu levar a cabo um intercâmbio com o Lycée Saint Exupéry, de Parentis en Born, vila situada perto de Bordéus. Numa primeira etapa, os participantes realizaram várias videoconferências para se conhecerem e estabelecerem um intenso programa de trabalho comum, que se concretizou de 25 a 31 de março, entre assistência a aulas, visitas a Lisboa, Sintra e a Barreiro, atividades desportivas, e refeições conjuntas. De realçar que da visita ao Barreiro culminou com receção do Sr. Presidente da Câmara Municipal nos passos do concelho (sala de sessões).

Deste modo, os nossos alunos e professores foram anfitriões dos colegas franceses, que, por sua vez, estão a aprender português na sua escola, como terceira língua. Ficar na casa de uma família permite, entre outras vantagens, viver durante uma semana num banho de imersão linguístico e cultural únicos, desenvolver aspetos como a fluência, a autonomia e o à-vontade, conhecer códigos culturais e abrir os horizontes, mergulhando na vida local. Há tantas coisas que não se aprendem no espaço de uma sala de aula, mas que o contexto real pode proporcionar.

Como destacam as docentes que acompanham os alunos franceses, Maggy Rodrigues e Nélly Rodriguez, esta foi uma “experiência humana enriquecedora em que se provou, mais uma vez, a qualidade do acolhimento dos portugueses.” Em breve será realizada a avaliação desta iniciativa, mas, de momento, o feedback é extremamente positivo, sendo por todos considerada uma oportunidade única que desenvolveu laços entre duas culturas agora mais próximas.

Esta iniciativa terá continuidade, de facto a partir de 6 a 13 de abril, 17 alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas de Santo André serão acolhidos em Parentis-en-Born (localidade próxima de Bordéus) pelos seus novos amigos, aonde terão a oportunidade de participar em várias atividades pedagógicas e culturais. Depois daremos mais notícias…

Au revoir!!! “

Partilhe esta notícia