O Diário de uma viagem

 

A professora de Francês (Dina de Sousa) do Agrupamento de Escolas de Santo André-Barreiro e a agência de viagens Euroférias com a colaboração do professor de ensino especial (Luís Cunha), levaram a efeito, de 1 a 7 de setembro de 2016, uma viagem a Paris, com os alunos da escola básica 2+3, tendo pretendido com esta iniciativa proporcionar-lhes, não só um contacto direto com a língua, cultura e civilização francesas, de que são aprendizes, mas também fomentar a sua formação como cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, respeitadores dos outros e das suas ideias, abertos ao diálogo e contribuindo para a valorização dos diferentes saberes e culturas, princípios que se encontram consignados na Lei de Bases do Sistema Educativo.

 

O grupo composto por 34 elementos, entre 25 alunos, 2 professores, 4 ex-alunos e 3 adultos dos quais dois pais com ensejo de visitar a cidade luz; Paris la “ville lumière”.

 

A viagem iniciou-se na quinta-feira, dia 1 de setembro, tendo a “comitiva” rumado à Cidade-Luz, no primeiro voo da manhã da Vueling, onde era aguardada por um programa recreativo e cultural bastante ambicioso (diga-se!) – mas que a todos encantou – minuciosamente preparado pela professora de Francês da Escola.

 

1º Dia – quinta-feira

– dia 01 de setembro/2016

Paris; Museu Grévin e Torre Eiffel

 

Até às 05:45H entrega dos alunos pelos Encarregados de Educação aos Professores e transfer com saída pelas 06:00H da Escola para o aeroporto de Lisboa. Comparência no Aeroporto de Humberto Delgado às 06H45 para o voo VY 1984 da Vueling para Paris às 08H45. Chegada ao aeroporto de Orly/Paris às 12H10 (hora local). Formalidades de desembarque.

 

Primeiro local visitado após a chegada a Paris, o Musée Grévin ou seja o museu da cera com entrada às 14H00. De referir que aí encontrámos muitas figuras de cera conhecidas, entre as quais o nosso Cristiano Ronaldo. Após a visita foi efetuado o transfer para a nossa estadia no Novotel Paris Charenton 4* para check-in (entrada).

 

Após o jantar no Hotel, tivemos um Paris Nocturno e uma subida à Torre Eiffel. Na Torre Eiffel subimos ao 2º piso. Bem, a vista noturna é deslumbrante, não é por acaso que Paris é a Cidade da Luz, da elegância e do estilo, de facto, é uma das mais belas cidades do Mundo. É Magnífica, vale a pena. Regressámos ao hotel para descansar

 

 

2º Dia – sexta-feira

– dia 02 de setembro/2016

Mont St.-Michel na Normandia

 

De manhã bem cedo, após o nosso pequeno-almoço, tivemos o nosso tranfer até ao magnífico Mont S. Michel, património da Unesco. Foram cerca de 4 horas de viagem. A arquitetura prodigiosa da Abadia do Mont Saint-Michel e sua baía constituem o ponto turístico mais frequentado da Normandia e um dos primeiros da França, com cerca de 3 200 000 visitantes por ano. Uma estátua de São Miguel colocada no topo da igreja abacial culmina a 170 metros de altura. Diversos prédios e habitações do sítio são, a título individual, classificados como monumentos históricos (a igreja paroquial desde 1909, por exemplo). O Mont Saint Michel é uma ilha ligada à terra por uma “passerelle”. Fomos visitá-lo com maré baixa. Contudo tem as maiores marés vivas da Europa e com a maré alta está completamente isolado da terra e rodeado de mar. Está situado a cerca de 300km de Paris.

Cerca das 17 horas regressámos ao hotel em paris para jantar (incluído) e dormida. Depois de um total de quase 800km, valeu a pena…

 

 

3º Dia – Sábado

– dia 03 de setembro/2016

Parque temático “Astérix” para puro divertimento e muita adrenalina

 

Após pequeno-almoço no hotel, transfer, esperava-nos o mesmo autocarro para nos levar até ao Parque temático “Astérix” para puro divertimento e muita adrenalina devido a ter algumas das maiores montanhas russas da europa. Este é o parque mais Gaulês do mundo e está em pleno delírio… Desde as Vias Romanas até à pacifica Vila Gaulesa, comediantes acompanharam-nos num autêntico pandemónio de espetáculos de rua. É melhor os Romanos se cuidarem… que estes Gauleses são loucos. Estivemos por lá, até ao encerramento do Parque, que se verificou às 19 horas, incluiu almoço. Regressámos ao Hotel para jantar (incluído) e dormida, após momentos de alguma brincadeira pelo meio, cantigas, jogos, palmas e risadas.

 

 

4º Dia – Domingo

– dia 04 de setembro/2016

Visita ao Château de Versailles e Paris

 

Para a visita ao Château de Versailles (de manhã) e para o City Tour a Paris (à tarde) esperava-nos a nossa guia de nacionalidade brasileira, de nome Marília, muito experiente e simpática, num autocarro.

 

Durante o trajeto até ao Château de Versailles, a guia deu-nos a conhecer algumas facetas dos arredores de Paris e de Paris inclusive, e lá fomos nós descobrir o palácio mais famoso de Paris. São 350 anos de história!

O palácio de Versailles foi a residência dos reis da França, Luís XIV, Luís XV e Luís XVI. Residência real, este monumento é um dos mais notáveis na França e no mundo, é de uma grandiosidade e esplendor que chega ser “chocante”.

Após Versailles, o almoço (livre) foi no centro comercial do Museu du Louvre. Cada um pôde degustar o que lhe proveu (comida francesa, italiana, etc.).

Após isso, no City Tour, visita a Paris a Cidade Luz “ville lumière”. Paris, é de facto uma das mais belas cidades do mundo, seduz pelo seu património arquitetónico e cultural único. Um património vivo, que está a modernizar-se e a enriquecer constantemente. Paris, é também a capital da gastronomia, da moda e das compras; uma cidade onde há sempre algo a acontecer… Neste passeio passámos por; Place de la Concorde, Champs-Elysées, Arc de Triomphe, Opéra Garnier, Ècole Militaire, Concorde-Madeleine, Place Vendôme, Le Panthéon, Musée d’Orsay, Hôtel National des Invalides (Palácio dos Inválidos), Hôtel de Ville (câmara municipal) e outros locais de interesse turístico.

Na Île de la Citè visitámos a Catedral Notre Dame, de paragem obrigatória e berço da história de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame. Trata-se de uma catedral de estilo gótico que levou 300 anos a ser construída e inspiradora e outras grandes catedrais da europa.

 

Após o City Tour, fizemos o transfer, no mesmo autocarro, para o Hotel Disney’s Cheyenne na Disneyland® Resort, onde jantamos (incluído) e dormimos.

 

 

5º e 6º Dia – Segunda e terça-feira

– dias 05 e 06 de setembro/2016

Fomos usufruir de “O mundo do imaginário e do entretimento”

 

Dias inteiramente livres para usufruir de “O mundo do imaginário e do entretimento” com as atrações nos dois Parques Temáticos da Disney; Disneyland Paris® e Walt Disney Studios® Park. Almoços incluídos nos restaurantes dos Parques ( no Star e no Plaza de Garden) e no próprio Hotel Disney’s Cheyenne.

 

O grupo teve a oportunidade de passar dois dias repletos de sensações agradáveis (e de algumas emoções bem fortes!) nos parques da Disneyland.

 

7º Dia – Quarta-feira – dia de regresso

– dia 07 de setembro/2016

Na Disneyland algumas compras para mais tarde recordar

 

O deslumbramento era geral, os dias sucederam-se rapidamente e na última manhã, o grupo, embora já um tanto exausto, ainda teve forças para viver intensamente mais uma manhã repleta de muitas aventuras, não tendo querido desperdiçar um único minuto. Conscientes de que o tempo era manifestamente insuficiente para visitar tudo, quiseram, pelo menos, saborear mais uma vez, um pouco mais das montanhas russas e fizeram-se algumas compras para mais tarde recordar – era tempo dos excursionistas se despedirem de Paris e da França e regressar ao nosso país natal.

Assim, após almoço incluído, efetuamos os nossos preparativos para regresso a Portugal. E cerca das 14horas tivemos o nosso transfer do Hotel Disney’s Cheyenne para o aeroporto de Orly/Paris. Aí efetuámos as formalidades de embarque para o voo VY 1981 da Vueling às 17H20. Chegada com aeroporto de Lisboa pelas 18H45 e formalidades de desembarque. Transfer em autocarro para a Escola e entrega dos alunos pelos Professores aos Encarregados de Educação.

 

Notas finais

 

A alegria e cantoria foi uma constante. É de realçar o reforço e a criação de laços entre jovens e menos jovens, que foi uma constante. Foram partilhados valores de entreajuda, de respeito pelo outro e desenvolvidas a autonomia, a responsabilidade e a AMIZADE.

 

Salienta-se a título de gracinha, que nalguns pontos fomos abordados por alguns franceses para nos felicitar pela nossa vitória do europeu futebol. De facto, tivemos provas do contrário do escrito e relatado pela nossa imprensa.

 

No final da viagem, maravilhados por tanta novidade experimentada em simultâneo, ninguém conseguia dizer do que mais tinha gostado, tal era a dificuldade da escolha.

 

Apesar da visita lhes ter proporcionado momentos inesquecíveis e de se ter admitido que “já não se é, forçosamente, a mesma pessoa depois desta viagem”, no regresso, era já visível, no olhar de cada um, uma pontinha de saudade.

 

Em suma; esta viagem permitiu-lhes abrir portas para conhecer uma nova cultura, para conviver de perto com um outro idioma, um outro tipo de sociedade e também para alargar os conhecimentos e alargar horizontes.

 

Aprendemos em todos os aspetos, no aspeto humano, no aspeto cognitivo com bastante cultura e finalmente muita diversão.

 

FIM da VIAGEM

Partilhe esta notícia