O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e a Conselheira Local para a Igualdade de Género, Apolónia Teixeira, assinam a seguinte mensagem:

 

A Câmara Municipal do Barreiro, à semelhança de centenas de organizações de todo o país e autarquias locais, assinala nesta data o Dia Municipal da Igualdade reiterando a convicção de que a promoção do princípio da Igualdade de Género é um contributo para o desenvolvimento sustentado, equitativo e inclusivo do concelho.

 

“ A mulher não é só casa

mulher -loiça, mulher-cama

ela é também mulher-asa,

mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer

dessa antiga condição

a mulher soube trazer

a cabeça e o coração…”

 

Falar em Igualdade entre Homens e Mulheres ou Igualdade de Género significaigualdade de direitos e liberdades, reconhecimento e valorização de mulheres e homens, em todos os domínios da sociedade, político, económico, laboral e familiar, como consagra a Constituição.

 

“…Trouxe a fábrica ao seu lar

e ordenado à cozinha

e impôs a trabalhar

a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto

mas também de construção

para um filho crescer são

A posse vai-se acabar

no tempo da liberdade

o que importa é saber estar

juntos em pé de igualdade…”

 

Mas essa igualdade tarda em ser assegurada no nosso País, 41 anos após o 25 de Abril. A desigual participação dos homens e mulheres no mercado de trabalho, as discriminações da mulher no acesso ao emprego, na precariedade e no salário; a inacessibilidade aos lugares de chefia maioritariamente ocupados pelo homem nas empresas e na administração pública; a crescente dificuldade no acesso aos serviços públicos de qualidade, educação, saúde e segurança social  são constrangimentos graves no exercício da cidadania e da igualdade de oportunidades.

O Município do Barreiro, ciente da importância da igualdade entre homens e mulheres, aprovou e pôs em prática, em articulação com os diferentes parceiros sociais, “O Plano para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação” e nomeou a Conselheira Local para a Igualdade. Na Câmara Municipal 42% dos trabalhadores são mulheres. As mulheres ocupam 67% do total dos cargos de direção e nos cargos de chefia intermédia ocupam 42% do total.  Na composição do executivo municipal as mulheres correspondem a 44% dos vereadores eleitos. São indicadores muito acima da média nacional

 

“…Desde que as coisas se tornem

naquilo que a gente quer

é igual dizer meu homem

ou dizer minha mulher”

 

                                                                 “Mulher” de José Carlos Ary dos Santos

 

E para que as coisas se tornem naquilo que a gente quer, continuaremos a trabalhar e a intervir nas várias esferas da sociedade, com vista à promoção de uma plena igualdade de oportunidades entre Homens e Mulheres.

 

 

                                                 O Presidente da Câmara Municipal de Barreiro

 

                                                A Conselheira Local para a Igualdade de Género

Partilhe esta notícia