A energia elétrica produzida pela Amarsul, cerca de 29.000 MWh, é proveniente dos Centros Eletroprodutores instalados nos aterros de Palmela e do Seixal, e ainda da produção resultante do tratamento mecânico e biológico do Seixal. Os resíduos indiferenciados dos 9 municípios da área de abrangência da Amarsul são devidamente encaminhados para valorização orgânica, dando origem a composto e a energia elétrica.

A energia elétrica que é produzida a partir do biogás, resulta da decomposição da matéria orgânica. Uma vez produzido, o biogás (metano) é encaminhado para moto geradores, e convertido em energia elétrica, que é posteriormente injetada na rede elétrica nacional.

Na Amarsul, o biogás é obtido por dois processos: através de digestão anaeróbia na Central de Valorização Orgânica, no Seixal e a partir do confinamento dos resíduos nos aterros sanitários de Palmela e Seixal.

Anualmente, a Amarsul recebe e trata mais de 380.000 toneladas de resíduos urbanos. Desta quantidade é obtido biogás suficiente para produzir energia elétrica para abastecer mais de 7.500 famílias.

Partilhe esta notícia