Amazon acusada de 'espionar crianças' através de alto-falantes Echo com Alexa

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A Amazon foi acusada de violar a privacidade das crianças com seus alto-falantes Echo com Alexa.



Um grupo de grupos de defesa da privacidade e da criança apresentou um reclamação à Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), alegando que a gigante da tecnologia está gravando e salvando indevidamente as conversas das crianças.



A reclamação gira em torno Echo Dot Kids Edition da Amazon - uma versão do alto-falante conectado à Internet especificamente voltada para crianças e ainda não disponível no Reino Unido.



Como a versão adulta do alto-falante Echo, o dispositivo grava o que os usuários dizem quando ouve a 'palavra de ativação' - Alexa - e usa inteligência artificial para responder às suas solicitações.

Por exemplo, ele pode responder perguntas, fazer jogos, contar piadas, ler livros, tocar música e lembrar de informações solicitadas pela criança.

Quando os pais compram o Echo Dot Kids Edition, eles também recebem uma assinatura de um ano do FreeTime Unlimited da Amazon, fornece acesso a entretenimento, incluindo livros, música e 'habilidades infantis', bem como controles dos pais.



Aplicativo Amazon Alexa em um smartphone (Imagem: REX/Shutterstock)

Os grupos que reclamam incluem a Campanha por uma Infância Livre de Comerciais, Ação do Consumidor, Parents Across America e o Electronic Privacy Information Center.



Eles afirmam que o Echo Dot Kids Edition viola a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças dos EUA (COPPA) de várias maneiras.

A COPPA exige que os operadores de serviços online destinados a crianças forneçam um aviso específico aos pais e obtenham consentimento verificável dos pais antes de coletar dados de uma criança.

A queixa alega que o aviso da Amazon aos pais é 'obscuro e confuso' e que seu sistema para obter o consentimento dos pais é 'inadequado'.

“Requer apenas que alguém insira um número de cartão de crédito ou débito e um código de segurança CVV”, afirma a reclamação.

'Não verifica se a pessoa que 'consentiu' é o pai da criança.

'A Amazon também não verifica se a pessoa que consentiu é um adulto porque permite o uso de cartões-presente de débito e não exige uma transação financeira para verificação.'

Como o hardware Echo da Amazon compete com o Homepod, ele não será incluído neste acordo

Família de dispositivos Echo controlados por Alexa da Amazon (Imagem: Amazônia)

A denúncia também acusa a Amazon de manter as gravações de áudio das vozes das crianças por muito mais tempo do que o necessário - algo que a COPPA proíbe.

“A menos que um pai exclua a gravação da voz de uma criança, a Amazon manterá essas gravações indefinidamente”, afirma.

“Mesmo quando os pais fazem um esforço para excluir algumas ou todas as gravações de seus filhos, a Amazon não exclui necessariamente todas as informações pessoais da criança.

Coleen Rooney Rebekah Vardy

'Nossos testes descobriram que a exclusão das gravações de voz não exclui a transcrição dessas gravações, que podem conter informações pessoais identificadas com uma criança ou dispositivo específico.'

Finalmente, a COPPA exige que os operadores informem os pais sobre seu direito de revisar as informações pessoais enviadas por seus filhos e permitir que eles interrompam qualquer coleta adicional e excluam as informações pessoais já coletadas.

Assistentes inteligentes

A queixa acusa a Amazon de tornar a exclusão de informações pessoais “indevidamente onerosa para os pais”.

“A única maneira de os pais descobrirem quais informações pessoais a Amazon coletou de seus filhos é ouvir todas as gravações”, alega o relatório.

“Além disso, a única maneira de um pai excluir todas as informações pessoais de seu filho é excluir o perfil da criança entrando em contato com o suporte ao cliente.

'Nesse caso, a criança perderia o acesso ao conteúdo do FreeTime e os pais perderiam o acesso ao controle dos pais.'

A denúncia pede que a FTC investigue as práticas da Amazon e tome medidas para garantir a conformidade com a COPPA.

Respondendo à reclamação, um porta-voz da Amazon insistiu que 'FreeTime on Alexa e Echo Dot Kids Edition estão em conformidade com a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA)'.

O porta-voz acrescentou que os clientes podem encontrar mais informações sobre as práticas gerais de privacidade da Alexa e da Amazon aqui: https://www.amazon.com/alexa/voice .

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: