A Comissão de Festas anunciou esta terça-feira à noite os últimos nomes para o cartaz das Festas do Barreiro 2015, e a juntar-se a Mickael Carreira, Jorge Fernando ou a Fast Eddie Nelson, estão as Canções da Maria e os Amor Electro, na noite de encerramento.

O anúncio foi feito antes de a recriação de uma antiga tradição das Festas do Barreiro – o levantar do «Mastro» ou «Painel», no recinto das Festas, precisamente, a um mês do início das mesmas.

Na iniciativa marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, o Padre Rui Simão, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e elementos da Comissão de Festas.

Os bombeiros voluntários das duas corporações do Barreiro «Sul e Sueste» e «Salvação Pública» colocaram o «Mastro» em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ao som da Banda Municipal do Barreiro.

O Presidente da CMB agradeceu a todos os intervenientes deste evento e recordou o tempo em que era a Banda da CUF a atuar nestas ocasiões.

O recuperar desta tradição é, para o Padre Rui Simão, importante, pois só assim é possível passar estes costumes a filhos e netos.

O levantar do «Mastro», conhecido pelo «Painel», era uma tradição antiga nas Festas do Barreiro; era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o seu passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro.

Era colocado um «Mastro» de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta), mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros.

Esta tradição manteve-se até 1972.

Nos próximos dias serão, também, anunciados os artistas presentes no Palco das Tasquinhas e no Palco da Juventude.

Aqui fica o cartaz completo:

7 de agosto – Mickael Carreira

8 de agosto – Jorge Fernando

9 de agosto – Noite do Cante Aletejano

10 de agosto – Big Band Escola de Jazz do Barreiro

11 de agosto – Noite infantil com as Canções da Maria

12 de agosto – Fados & Companhia Limitada

13 de agosto – Fast Eddie Nelson e Cooperativa Guitarrística Barreirense

14 de agosto – Grupos da UTIB

15 de agosto – Banda Municipal do Barreiro

16 de agosto – Amor Electro

Partilhe esta notícia