Deputado e Presidente do PS Barreiro, André Pinotes Batista, participou, em representação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na Conferência “Cidadania e Segurança Digital – Desafios para Portugal”, que se realizou no âmbito da E-Tech Portugal 2018, um evento que, durante dois dias, contou com a presença de mais de 7000 pessoas, e que contou, entre muitas outras personalidades, com a presença do Ministro da Ciência, Manuel Heitor.

No decurso desta conferência, realizada no passado dia 12 de maio, em Setúbal, o parlamentar eleito pelo círculo de Setúbal, debateu com o Deputado Bruno Dias (PCP), perante mais de uma centena de pessoas, tendo sido debatidos assuntos relacionados com a privacidade digital, o papel deempresas-nação, como a Google, a Facebook, aCambridge Analytica, entre outras, bem como o novo Regulamento de Geral de Proteção de Dados, a missão da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a evolução e desafios inerentes à emergência das Criptomoedas e o impacto da cidadania digital no futuro da humanidade.

“Os políticos, os magistrados, as comunidades educativas, os agregados familiares e a sociedade civil, em geral, têm o dever de se envolver nestas temáticas e contribuir para uma maior literacia digital”, desafiou. “Devemos abraçar o progresso inerente a estes avanços tecnológicos, com a mesma determinação e entusiasmo com que devemos fiscalizar as ameaças que ele acarreta”, afirmou do Deputado do PS.

No decorrer do debate, foi aflorado o papel da Assembleia da República em matérias de Segurança e Cidadania Digital, bem como a necessidade de escrutínio e modernização do ordenamento jurídico português nestas áreas: “O regime democrático e a própria soberania dos estados estão, hoje, perigados às mãos do poder dos Presidentes das empresas-nação. Sou um entusiasta da sociedade digital e dos avanços que o seu aprofundamento nos trouxe, mas não ignoro os enormes desafios de regulamentação que temos pela frente.”, disse a este propósito.

Barreiro, 14 de Maio de 2018

Partilhe esta notícia