Os “amigos de quatro patas” que sejam adotados por via do centro municipal de recolha de canídeos podem beneficiar de descontos na clínica Vetalcochete. Esta é uma das medidas previstas no protocolo de colaboração entre a autarquia e a Vetalcochete, e que foi aprovado a 11 de abril, por unanimidade, durante a reunião de câmara realizada no salão nobre dos Paços do Concelho.

A adoção de animais que residam no centro municipal de recolha de canídeos é o principal objetivo da câmara municipal que tem a competência para a recolha e captura de animais errantes por razões de saúde e segurança pública.

“Todos os municípios são obrigados a ter um plano de esterilização e castração dos animais com a tentativa de controlo da população de animais errantes. Não havendo, por parte do município condições logísticas, nem técnicas para executar este plano de esterilização há a necessidade de recorrer às clínicas do concelho”, começou por referir o vereador com o pelouro da Saúde Pública, Vasco Pinto, referindo ainda que esta é apenas a primeira parceria protocolada, visto que a autarquia tem já agendadas mais reuniões com as clínicas veterinárias existentes no concelho.

Esta colaboração vem assim auxiliar o Município na prestação de cuidados de saúde aos mais de 150 patudos que se encontram neste equipamento municipal à espera de uma nova residência, visto que no protocolo estão contemplados benefícios como a profilaxia cirúrgica reprodutiva (esterilizações) e a prestação de cuidados ao nível das cirurgias em episódios de urgência.

Sobre esta matéria, Vasco Pinto partilhou ainda que, recentemente, foram publicados dois decretos-lei, um a 22 de março, que contempla um plano de apoio à esterilização por parte da DGAV e ao qual se podem submeter pedidos de comparticipação até 30 de novembro, e outro publicado a 6 de abril, que permite aos centros de recolha oficiais apresentar candidaturas, até ao próximo dia 30 de abril, para requalificação ou instalação de novos canis.

A câmara municipal de Alcochete está empenhada em promover ações de melhoria e sensibilização que tenham como finalidade o bem-estar e a adoção destes animais de companhia.

Partilhe esta notícia