Atletas olímpicos setubalenses partilharam curiosidades desse percurso de sucesso desportivo num encontro realizado ontem à tarde, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal.

 

A segunda sessão do ciclo “Ao final da tarde com… Encontro com o Desporto”, a decorrer no âmbito das comemorações de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, contou com as participações dos atletas olímpicos Luís Santos, de vela, Nuno Frechaut, de futebol, e Tiago Venâncio, de natação.

 

O vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, igualmente presente no encontro, destacou a importância destas iniciativas na “divulgação do trabalho e esforço que os atletas setubalenses têm para a chegada ao topo”.

 

O autarca realçou que a sessão, organizada pela Câmara Municipal, conjuga uma componente que a autarquia quer partilhar no programa da Cidade Europeia do Desporto. “Aqui são apresentados pedaços da história da cidade no âmbito do desporto.”

 

A exaltação do orgulho identitário local, a revelação de rituais de juramento e a política de desporto foram alguns dos tópicos que os atletas olímpicos setubalenses abordaram na iniciativa, na qual participaram cerca de duas dezenas de pessoas.

 

Os sentimentos associados à ascensão à glória e o regresso a “casa” depois dos Jogos Olímpicos foram outras questões tratadas na segunda sessão de “Ao final da tarde com… Encontro com o Desporto”.

 

O evento contou ainda com uma intervenção de Fernando Tomé, do Vitória Futebol Clube, que destacou o trabalho e o percurso realizado por atletas olímpicos mais antigos, sobretudo os futebolistas João dos Santos e Armando Martins.

 

A iniciativa, de entrada livre e que apela a uma participação ativa do público, foi complementada com a apresentação de um vídeo sobre cada atleta setubalense.

 

Este ciclo de colóquios, com encontros agendados sempre das 18h00 às 20h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, teve início a 3 de março com “Conversas sobre Oceano Zarco, uma ciclista de Setúbal dos anos 20”.

 

Igualmente no âmbito do programa da Cidade Europeia do Desporto, o mesmo espaço museológico recebe, a 25 de junho, às 15h00, a tarde intercultural “História da medicina desportiva em Setúbal”, pelo médico José Pardete Ferreira.

 

 

Partilhe esta notícia