No próximo dia 20 de outubro, às 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, terá lugar a apresentação do livro “A essência das palavras”, de Alfredo Rodrigues Batista. A apresentação da obra estará a cargo da poetisa Maria Gomes, da Associação Cultural Palavra Cantada.

Está previsto um momento musical com a participação do Coral TAB e dos BVoice.

O evento é aberto ao público em geral.

 

Sinopse

“Esta é uma obra de poesia inspirada no sentimento maior que é o amor…

Na verdade, ela retrata a vida quotidiana do meio habitacional onde vive o autor. Esta apresenta um manancial de versos produzidos pela máquina que se chama coração!

Na sua extensão de poemas, podemos encontrar, para além do amor, a paixão com que foram escritos, a ansiedade emocional que o Alfredo tem para se fazer ouvir e tocar o leitor. Nela pode-se sentir e ver a simplicidade e a humildade que o caracterizam.

No entanto, a inspiração da poesia não se esgota aqui. Esta obra transmite ao leitor que lhe é permitido sonhar. Sonhar até se sentir realizado.

Estamos pois perante um livro de poesia que mostra no seu todo a forma de ser e de estar do autor. Também representa a liberdade de expressão e explosões de tristezas e alegrias.

É esta a Essência das Palavras de Alfredo Batista!”

 

Biografia

“Alfredo Rodrigues Batista nasceu o dia 16 de outubro de 1961, na cidade do Barreiro.

Desde muito cedo mostrou a sua aptidão e veia artística para a interpretação do fado, onde em 1986 conquistou um honroso 5º lugar, na grande sala de espectáculos do Coliseu de Recreios, em Lisboa, em representação do Clube 31 de Janeiro, “Os Celtas”. Com o mesmo interesse, participou em vários eventos culturais e desportivos, na área do associativismo.

Com uma longa história de vida, que não se conta rapidamente, cita: “Inspiro-me na poesia para todos os momentos da minha vida, que vem de dentro do coração. Através das palavras, expresso todos os momentos, sejam de alegria ou de tristeza, que me acompanharam ao longo da minha vida”.

Decidindo realizar o meu grande sonho, publicou o primeiro livro “Segredo meu”, recebendo sete distinções literárias, atribuídas pelo Grupo LO-Lagoa de Óbidos, onde participou na IV antologia “A lagoa de Óbidos” e “O mar e eu”, com três poemas.

Volta a participar na V Antologia do mesmo grupo intitulado “De mim para ti”, com mais dois poemas. Participou na Feira do Livro da vila do Pinhal Novo.

Voltou a publicar, em 2016, o seu segundo livro intitulado “A minha poesia”.

Participou recentemente na Coletânea Amantes da Poesia, volume II, com dois poemas, na coletânea “Poemas a Cores” da Pastelaria Studio Livros, e na coletânea “Poemas com Alma” com mais quatro poemas.

Participou no programa na Rádio Popular FM – Portugalíssimo.

Atualmente, com o seu terceiro livro já pronto a editar, abraçou de alma e coração um novo projecto – foi convidado pela Rádio Marinhais para apresentar um programa de poesia. Desse convite nasce o programa “Noites de Poesia”, realizado e apresentado pelo autor, na linda terra de Marinhais, terra de gente afável e com aura, que o receberam de braços abertos.

Recentemente destaca-se a sua participação na coletânea Pastelaria Studios e na coletânea Literatura, Sentimentos & Razões II, Junho de 2017, Editora Alternativa – Porto Alegre/RS -Brasil”.

 

Fonte:CMBarreiro

Partilhe esta notícia