A Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro vai receber a apresentação do livro “A Plantinha dos Meus Pais”, no dia 26 de janeiro, pelas 10h30.

A obra é de Manuela Ribeiro, com ilustrações de Nídia Nadir.

Sinopse:

É um livro dirigido a crianças e educadores. Um livro para falar das famílias e de alguns problemas que elas enfrentam na vida real, muito especialmente a infertilidade e o desejo de adoção.

A “plantinha” é aqui a metáfora da criança desejada. E quando, finalmente, a possibilidade de adoção surge, a família exulta e exclama com um sorriso de felicidade:

“- É esta! É esta a nossa plantinha!”

 

Dados biográficos

Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha em 1951.

É licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, fez o curso de língua italiana no Instituto Italiano de Cultura (Lisboa) e foi bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur” em Utreque, Países Baixos. Fez dois estágios na Beckamp Brotfabrik, em Wuppertal, Alemanha. Pertenceu ao Grupo de Teatro Alemão do Goethe Institut, tendo participado na peça Die Erorberung der Prinzessin Turandot, de Wolfgang Hildesheimer. Foi professora de Português, Inglês e Alemão, tendo lecionado os 2º e 3º ciclos. Durante quatro anos exerceu atividade docente na Escola de Produção e Formação Profissional da Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, onde foi também responsável pela organização e dinamização da Biblioteca, do Jornal de Parede PRINCIPAL, do Clube do Inglês e do Grupo de Teatro OS PESTINHAS. Foi professora cooperante na prática pedagógica de Inglês de alunos da Escola Superior de Educação de Leiria. Trabalhou durante onze anos como tradutora nas empresas CORUL – Sociedade de Construções SA, SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, Lda e PROFABRIL – Centro de Projectos SA. Traduziu diversas obras de caráter literário e artístico e técnico para o Círculo de Leitores, Edições 70, Editorial Teorema e Relógio d’Água. Tem trabalhos incluídos em DA POESIA – Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea, Volume VI, Editorial Minerva. É autora dos romances juvenis “Horas de Acordar” e “Eu Sou Bom Mas Não Me Gabo”, da coleção “Aventuras de Miguel e Ricardo”, da qual foram recentemente reeditados pela Textiverso (Leiria) os títulos “Um Rapto em Londres”, “Operação Marmelada”, “Chuteiras Voadoras”, “O Assalto à Quinta” e “Um Mistério até ao Fim”. Tem também publicados alguns livros infantis, nomeadamente “Uma Letra, Mil Palavras” (Gato na Lua), “Castanho & Branco” e “A Plantinha dos meus Pais” (Textiverso), tendo este último integrado as listas do PNL e estando recomendado para apoio a projetos de Educação para a Cidadania.

 

A Biblioteca Municipal do Barreiro está situada na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra, 2830-330 Barreiro, Telemóvel: 21 206 86 56 (Receção), E-mail: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt

 

Partilhe esta notícia