A Câmara Municipal de Sines organiza, entre 14 e 28 de março, a edição de 2015 da Quinzena da Juventude, com um programa de atividades nas áreas da cultura, desporto, ambiente, segurança e arte urbana.

A Quinzena da Juventude tem início no dia 14 de março com a Mostra de Desportos Radicais, acompanhada por eventos musicais, a realizar entre as 14h00 e as 19h00, no Castelo de Sines. Ao longo desse período, haverá três experiências de desportos radicais: Skate Experience com On Wheels Trash Team by Sines Surf Clube, Slackline Experience com MonkeyBiz e Slide Experience com Juve Bombeiros. O programa musical da mostra é composto pelo DJ Set Trash Team, às 14h00, a banda de Sines THE GINSKEYS, às 16h00, e a banda THE YEAR, às 18h00.

No dia 17 de março, entre as 11h45 e as 13h15, na Escola Secundária Poeta Al Berto, tem lugar a iniciativa “Viagem de Finalistas em Segurança”, que dará aconselhamento aos jovens sobre comportamentos de risco nas viagens de finalistas. Será conduzida por uma enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade “Sines com Saúde” e pelo enfermeiro do gabinete de saúde da Escola Secundária Poeta Al Berto.

Com a ação WALLS Project | Arte Urbana na Escola, nos dias 17 e 18 de março, a Câmara Municipal dá a conhecer aos alunos das escolas EB 2,3 Vasco da Gama e Secundária Poeta Al Berto o seu novo projeto de arte urbana, com a presença dos artistas ARM collective e um workshop de arte urbana.

No dia 19 de março, nos períodos 9h30-12h30 e 14h30-16h30, também para alunos da Escola Secundária Poeta Al Berto, decorre a iniciativa “Aventura na Escola”, com jogos, desportos de aventura, estações multidisciplinares, entre outras atividades.

Nos dias 21 e 22 de março, às 10h00, junto ao Mercado Municipal, realiza-se a atividade WALLS Project | Cleaning, ação de limpeza fundamental para que as verdadeiras obras de arte urbana possam surgir em Sines, enquadradas na arquitetura e respeitando o património da cidade. Toda a população está convidada.

No dia 21 de março, com sessões às 15h00, 16h00 e 17h00, no Largo Poeta Bocage, a Escola das Artes do Alentejo Litoral promove aulas abertas a todos, para iniciar ou aperfeiçoar técnicas e saberes de um instrumento orientadas por um monitor especializado. As audições da primavera da escola, com entrada livre, também estão integradas na mostra, com o seguinte calendário: 21 de março, na Capela da Misericórdia, às 18h00; 21 de março, no Centro de Artes de Sines, às 22h00; e 22 de março, também no Centro de Artes, às 18h00.

Entre 26 e 29 de março, realiza-se uma ação de limpeza das praias da costa norte de Sines, com a Brigada de Mar. As inscrições de voluntários podem ser feitas pelo email ambiente@mun-sines.pt ou pelo telefone 269 860 012.

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, é assinalado na Quinzena da Juventude com a apresentação da peça “WAHIDA – Coração Costurado”, pelo Teatro do Mar, às 22h00, no Centro de Artes de Sines, com entrada gratuita mediante marcação. Às 15h00, realiza-se um ensaio aberto e conversa com os atores, para maiores de 10 anos, também mediante marcação no CAS.

A programação da Quinzena da Juventude de Sines culmina no Dia Nacional da Juventude, 28 de março, com mais ações no âmbito do WALLS Project e uma noite de música no Largo Poeta Bocage.

Assim, no dia 28 às 11h00, todos os interessados podem participar, mediante marcação, na apresentação do WALLS Project no Centro de Artes de Sines, com duas componentes: conversa com a Galeria de Arte Urbana de Lisboa e os artistas ARM collective e exibição do documentário “ANTROPOLIZZANDO – Rastos de arte urbana em Lisboa”, de Glória Diógenes. Às 14h00, tem início uma intervenção artística no mural do viaduto da descida da Docapesca, pelos artistas ARM collective, que se prolonga até 31 de março.

A partir das 22h00 de dia 28, no Largo Poeta Bocage, realiza-se um concerto de hip hop pelo Club 120º, parte do coletivo Sines Alcool Club, com os artistas Praso, Montana e Harte, seguido de um DJ Set por Vítor Silveira (aka Ramboiage), DJ residente da discoteca Lux Frágil – Lisboa.

Partilhe esta notícia