A Associação Danças com História comemora o seu 19.º aniversário na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela, com uma iniciativa aberta ao público, no dia 30 de novembro, a partir das 16h00.

Fundada em 2000, esta Associação tem como missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português, dando visibilidade à época da Expansão Portuguesa. O grupo é composto, essencialmente, por professoras/es de diferentes áreas e evoca a sociedade palaciana da época. As atividades desenvolvidas centram-se na pesquisa histórica, na prática de Dança Medievo-renascentista, na participação em palestras e na organização de seminários e oficinas de Dança Medieval e Renascentista.

Sinopse

«Há cerca de 850 anos, os Cavaleiros de Santiago tornaram-se senhores de Palmela e do seu Castelo, por doação do Rei Afonso Henriques.

Nesses distantes dias de fé e reconquista, os Cavaleiros de Santiago perscrutavam e controlavam – a partir da Torre de Menagem, erguida na linha interna do Castelo – todas as terras a sul do Tejo, do Barreiro até à Moita, do Montijo até Mértola.

Eram terras da sua Ordem, eram terras de el-rei, eram, e são, terras de Portugal. Defronte, estava a altiva moirama, inimigo ao mesmo tempo combatido com pundonor e respeitado pelo seu valor.

Hoje, quando quase nove séculos se passaram desde esses dias da antiga Palmela, a Associação Danças com História, no seu 19.º aniversário, irá comemorar o seu passado e prepara o seu futuro. Porque, sem respeitar as lições do passado, o futuro nada será.

E que o futuro da nossa Associação esteja sempre à altura do nosso nobre passado.»

Partilhe esta notícia