A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), organiza no dia 3 de fevereiro, com início às 8h00, na Serra da Arrábida, a primeira caminhada de 2019. O objetivo desta atividade da AJDP é incentivar à prática de exercício físico, mostrando que a diabetes não é limitadora.

O encontro está marcado no estacionamento do farol do Cabo Espichel. Os caminheiros serão desafiados a percorrer a distância de 8km, num percurso com grau de dificuldade 4 (numa escala de 1 a 5), onde poderão observar a fauna e flora de uma das mais bonitas serras de Portugal.

Esta é a primeira caminhada de 2019 organizada pela AJDP no âmbito da iniciativa “Caminhar com Diabetes”, que pretende juntar todas as pessoas para caminhar uma vez por mês. Estas caminhadas abertas a toda a população são uma oportunidade para promover a saúde, prevenir a diabetes tipo 2 e, claro, incentivar o convívio e a partilha de experiências entre jovens que vivem com diabetes e as suas famílias.

Para Paula Klose, presidente da AJDP, “estas caminhadas vêm provar que a diabetes não nos impede de fazermos o que mais gostamos e que, com um estilo de vida saudável e ativo, todos os obstáculos são ultrapassáveis”.

A participação na caminhada tem o valor de 2 euros (para o seguro) e a inscrição deve ser feita por e-mail (betamata@gmail.com) ou por telefone (966 228 860), indicando o nome, número de acompanhantes e contactos. A organização aconselha os participantes a levar roupa prática e ténis confortáveis para a caminhada, assim como um almoço volante e um lanche para a manhã. Para todos os participantes que vivem com diabetes é importante irem prevenidos com um kit para hipoglicémias (sumo, açúcar ou bolachas) e o material para o controlo da diabetes.

A diabetes

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos   

Partilhe esta notícia