Como tem sido prática desde 2010, a Equipa de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, realizou hoje, o VI Encontro da Escola e a Diabetes Tipo 1, no auditório do Hospital Nossa Senhora do Rosário.

No encontro foram apresentados temas chave sobre a diabetes, com o foco da Teoria à Prática, nomeadamente:

Diabetes – vamos aprender;

Glicémia e insulina – vamos Utilizar;

Hipoglicémia na escola – vamos corrigir;

Hiperglicémia e cetonémia – vamos controlar;

Bombas de insulina – vamos explicar;

Diabetes e exercicio fisico – temos que falar;

Levar a diabetes para a escola – tem de ser;

Plano Individual de Saúde – temos que assinar;

Alimentação saudável e contagem de Hidratos de Carbono – temos que pesar.

A organização considera que objetivo deste encontro foi claramente atingido, juntar profissionais de saúde e educação de modo a desmistificar a Diabetes Mellitus tipo1 através de formação teórica e de um espaço de discussão aberto a dúvidas e partilha de experiências.

A Associação Mellitus Criança também marcou presença e teve a possibilidade de fazer uma breve apresentação onde foram focados os seus objetivos, propósitos e os ideais que levaram à criação da mesma.

Segundo Helder Martins, presidente da direção da Associação Mellitus Criança, “este tipo de ações são bastante importantes para a sensibilização sobre a Diabetes Mellitus Tipo 1 nas escolas. Foi claramente dado mais um passo para a mudança de comportamentos no seio escolar”. No final considerou que este foi um evento muito sentido e gratificante para todos.

Partilhe esta notícia